Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Adesão ao Programa de Saúde na Escola atinge 71% dos municípios

Publicação:

O Programa de Saúde na Escola (PSE) teve seu período de adesão para o biênio 2017/2018 encerrado em 30 de junho. Os resultados das pactuações foram considerados excelentes pelos profissionais que atuam na Seção de Saúde da Criança e do Adolescente da SES/RS. Ao todo, 352 municípios aderiram ao Programa, representando 71% do total.

O PSE é uma estratégia de integração das áreas da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação de políticas públicas envolvendo as esferas municipais, estaduais e federal. Ao todo, 3. 436 escolas aderiram, o que envolve 762.292 alunos, 1.586 equipes de unidades de saúde, 1.091 creches, com 64.588 alunos em creches.

No período pactuado serão desenvolvidas doze ações, planejadas de acordo com os indicadores de saúde e educação da comunidade escolar: combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/aids; promoção de saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0