Artigo do BID celebra publicação do PIM e destaca projeção do Criança Feliz

O site Primeros Pasos, blog do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) voltado para o público latino-americano interessado na temática da primeira infância, publicou o artigo “Un brindis por ‘Primeira Infância Melhor’, que hace historia” promovendo a publicação do livro do PIM em parceria com o BID e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV).

O artigo aborda as diversas modalidades de intervenção possíveis para atender à primeira infância de acordo com o contexto, traz a expansão da pauta da primeira infância como prioridade na agenda da maioria dos países da América Latina e do Caribe e apresenta o Rio Grande do Sul como pioneiro na região ao criar o Primeira Infância Melhor (PIM) como forma de atenção à primeira infância.

As autoras do artigo Florencia López Bóo, economista sênior na Divisão de Proteção Social e Saúde do BID, e Mayaris Cubides Mateus, consultora na área de desenvolvimento na primeira infância, ressaltaram a trajetória de 14 anos do PIM. Elas destacaram que “a experiência deste programa, mantida ao longo do tempo, tem servido de inspiração para outros municípios, Estados e países da região, incluindo sete outros programas de assistência à infância no Brasil”.

Segundo as autoras, o PIM tornou-se referência tanto no desenho como na implementação do programa nacional Criança Feliz, que visa promover o acúmulo de capital humano a partir do desenvolvimento infantil de mais de três milhões de crianças vulneráveis ??no país beneficiárias do Programa Bolsa Família. “Com esse escopo, o Criança Feliz está em processo de se tornar o maior programa de cuidados da primeira infância do mundo no final deste ano”, enfatizaram.

Boo e Mateus ainda mencionaram os mecanismos que fazem com que o PIM perdure e seja imune às mudanças de governo e o currículo semiestruturado, “que, ao mesmo tempo, reconhece monitoramento e supervisão, tanto em nível estadual quanto municipal, bem como elementos fundamentais de qualidade”.

Para analisar os desafios e disseminar as lições aprendidas durante a trajetória do PIM, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, juntamente com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e o PIM, produziu em três línguas o livro “Primeira Infância Melhor. Transformando a atenção aos primeiros anos de vida na América Latina: desafios e conquistas de uma política pública no sul do Brasil” e publicou o documento que permite conhecer o PIM em toda sua extensão. O livro está disponível para download gratuitamente em plataforma digital na página do BID.

A página Artigo do BID celebra publicação do PIM e destaca projeção do Criança Feliz apareceu primeiro em PIM - Primeira Infância Melhor.