Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo fluxo de envio de dados de unidades básicas de saúde para o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA)

Publicação:

Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) e o Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC/SAS/MS) esclareceu o novo fluxo de envio de dados de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) quando transmitidos pelos softwares da estratégia e-SUS Atenção Básica a partir da versão 2.1.11.

A versão 0405 do SIA, publicada em 08/03/2017, altera o layout de importação do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) do e-SUS Atenção Básica adotado a partir de sua versão 2.1.11. O e-SUS Atenção Básica já transforma toda produção com identificação de cidadão em BPA-i e os sem identificação em BPA-c para um mesmo procedimento. Uma regra no SIA impedia este tipo de apresentação a qual foi alterada. Desta forma será possível a apresentação de procedimentos em um mesmo CNES e competência, tanto em BPA-c quanto em BPA-i. 

O novo fluxo de envio de informações do e-SUS Atenção Básica para o SIA exclui a necessidade de importação do arquivo gerado pelo e-SUS AB no BPA magnético, como ocorre em versões anteriores. Desta forma, a partir dessa versão,deve-se inserir o arquivo gerado pelo e-SUS AB diretamente no SIA.

Caso haja necessidade de re-envio de bases anteriores o município deverá atualizar o PEC para a versão 2.1.11, regerar os arquivos referentes a cada competência e enviar novamente direto no SIA. Este processo só se aplica às 4 (QUATRO) últimas competências.

O Departamento de Atenção Básica recomenda a atualização imediata das instalações em UBS e Secretarias Municipais de Saúde para a versão 2.1.11 do e-SUS AB para a garantia da qualidade dos dados enviados para o SIA.

Em caso de dúvidas, entre em contato por meio da central Disque Saúde 136 ou 0800 61 1997, opções 8 e 3, respectivamente. 

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0