Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Caminhos da revisão da Política Nacional de Atenção Básica

Confira abaixo as principais iniciativas de debate, nos últimos dois anos, sobre a PNAB e seus desdobramentos.

Publicação:

Caminhos para evolução da PNAB
Caminhos para evolução da PNAB

A Política Nacional de Atenção Básica é uma conquista para população brasileira. Com 10 anos de existência, a PNAB é resultado da troca de experiências por atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores do governo. Como todo projeto público, a política tem sido pauta permanente de diálogo entre profissionais e instituições que visam seu aperfeiçoamento e extensão. Confira abaixo as principais iniciativas de debate, nos últimos dois anos, sobre a PNAB e seus desdobramentos:

1º. V Fórum Nacional de Gestão da AB – 2015
Uma das atividades do evento foi uma oficina sobre a qualificação da PNAB. A Oficina em questão foi um espaço de escuta, discussão e coleta de opiniões dos gestores de AB estaduais, municipais e participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS).

2º. VI Fórum Nacional de Gestão da AB – 2015
Também fez parte da programação deste fórum uma oficina sobre a qualificação da PNAB. Mais uma vez foram ouvidos os gestores estaduais e municipais da Atenção Básica e do CONASS e COSEMS. Foram discutidos os eixos que compõem a PNAB, objetivando fundamentalmente ampliar os espaços de escuta sobre os limites da atual PNAB e possíveis sugestões de aprimoramento.

3º. Reuniões com as Coordenações Estaduais de Atenção Básica – 2015/2016
A partir do resultado das Oficinas no V e VI Fóruns Nacionais de AB, foram realizadas reuniões com os coordenadores estaduais de AB para apresentar e discutir as sínteses dos debates e sugestões colhidas nos encontros. O objetivo das reuniões foi dar sequência ao processo de escuta e adensar os debates sobre o aprimoramento dos diversos pontos que compõem a PNAB, em grupos menores, para colher e sistematizar todas as contribuições sobre a temática.

4º. Reuniões com os Conselhos Profissionais, representações de classe e instituições de ensino e pesquisa – 2016
Foram promovidas reuniões com os Conselhos profissionais, Representações de Classe e Instituições de Ensino e Pesquisa com objetivo de ouvir representantes dos trabalhadores da AB e as Instituições de Ensino e Pesquisa e colher sugestões para adensar os debates sobre os eixos da PNAB. Fizeram parte destas reuniões o Conselho Nacional de Enfermagem, de Odontologia, representantes de classe dos Agentes Comunitários de Saúde e Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz

5º. VII Fórum Nacional de Gestão da AB – 2016
No último, Fórum Nacional de Gestão da AB foi mais uma oportunidade de escuta, discussão e sistematização de propostas para o processo de qualificação da PNAB. A metodologia utilizada — World Café — permitiu que todos os participantes discutissem todos os temas da política e fizessem três propostas por tema discutido.

6º. Seminário: desafios e perspectivas para a Atenção Básica brasileira para a próxima década
Professores, pesquisadores e técnicos da saúde de vários estados brasileiros debateram sobre o que precisa ser aprimorado na gestão do atendimento primário. O evento foi uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

7º. Criação de grupo de trabalho sobre a Atenção Básica no Conselho Nacional de Saúde

Debate
Na última semana, o aprimoramento das diretrizes da PNAB foi discutido no Seminário: desafios e perspectivas para a Atenção Básica brasileira para a próxima década. Professores, pesquisadores e técnicos da saúde debateram o que precisa ser aperfeiçoado na gestão do atendimento primário na sede da organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília.

Especialistas reforçaram que é necessário investir mais em espaços de educação permanente para os profissionais da AB como estratégia para organização do trabalho e aprimoramento das práticas clínicas. No segundo dia de debate, participaram das mesas os professores Erno Harzheim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Helena Mendonça, da FIOCRUZ-RJ, Dr. Henrique Agustí, do Consórcio Hospitalar da Catalunha/Espanha, Sábado Nicolau Girardi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alcindo Ferla, da UFRGS, Daiana Bonfim, Universidade de São Paulo (USP).

Confira o vídeo com o que cada pesquisador destacou da participação no evento: https://youtu.be/u7OTr_Dq6p0

Assista também ao vídeo do primeiro dia: https://youtu.be/Zt8B-UaKozM

Por Portal DAB/MS

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0