Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Credenciamento de Equipes

Fluxo de Credenciamento das Equipe de Saúde da Família, Equipe de Atenção Primária, Equipe de Saúde Bucal, Equipe Multiprofissional - eMulti, Agentes Comunitários de Saúde,  Consultórios na Rua, Serviço de Especialidades em Saúde Bucal e Centro de Especialidades Odontológicas

1 - Iniciativa do Município

- Prever no Plano Municipal ou Distrital de Saúde ou Programação Anual de Saúde, diretriz, meta, objetivo ou ação relacionada à qualificação e/ou aumento de cobertura de equipes e serviços de
saúde.
-Aprovar os instrumentos de gestão, Plano Municipal ou Distrital de Saúde ou Programação Anual de Saúde, no respectivo Conselho de Saúde Municipal ou Conselho de Saúde do Distrito Federal.

2- Ciência da solicitação de credenciamento

- Elaborar e enviar o ofício ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), à Secretaria Estadual de Saúde (SES), à Comissão Intergestores Bipartite (CIB)  para conhecimento da solicitação de credenciamento pleiteada ao Ministério da Saúde, conforme modelo disponibilizado no Anexo III da Nota Técnica.
- Ciência à Secretaria Estadual de Saúde: encaminhar ofício de ciência via e-mail para a Coordenadoria Regional de Saúde.
- Ciência à CIB: encaminhar ofício de ciência via e-mail – bipartite@saude.rs.gov.br

3- Solicitação de credenciamento:

- A solicitação de credenciamento ao Ministério da Saúde deve ser realizada, exclusivamente, por meio do sistema Gerência APS no e-Gestor AB (https://sisapsdoc.saude.gov.br/ptbr/gerenciaaps)

- Não é necessário o envio de documentos físicos relacionados à solicitação de credenciamento ao MS nos casos em que esta ocorra via sistema.

4- Acompanhamento no Ministério da Saúde:

- Análise da solicitação, com base em critérios técnicos e orçamentários estabelecidos.
- Acompanhar a publicação de portaria de deferimento das solicitações de credenciamento;
- Após publicação de portaria de credenciamento das novas equipes e serviços no Diário Oficial da União (DOU), a gestão municipal e distrital deverá cadastrá-las no SCNES, observando os critérios exigidos para homologação dos códigos Identificador Nacional de Equipes (INE) e/ou Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), num prazo máximo de 3 (três) competências consecutivas, a contar da data de publicação da referida portaria. Caso esse prazo não seja cumprido, haverá o descredenciamento das equipes ou serviços, conforme disposto no item “III - do Credenciamento”, do tópico “6 – DO FINANCIAMENTO DAS AÇÕES DE ATENÇÃO BÁSICA”, do Anexo 1 do Anexo XXII da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28 de setembro de 2017.

prazo cadastro equipes
prazo cadastro equipes

Orientação passo a passo de cada solicitação na plataforma

ALTERAÇÃO DE TIPOLOGIA DE EQUIPES E ADESÃO AOS PROGRAMAS

1 - Iniciativa do Município:
- Prever no Plano Municipal  ou Programação Anual de Saúde, diretriz, meta, objetivo ou ação relacionada à qualificação e/ou aumento de cobertura de equipes e serviços de saúde.
- Aprovar os instrumentos de gestão, Plano Municipal ou Distrital de Saúde ou
Programação Anual de Saúde, no respectivo Conselho de Saúde Municipal .

2- Ciência da solicitação de credenciamento

- Elaborar e enviar o ofício ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), à Secretaria Estadual de Saúde (SES), à Comissão Intergestores Bipartite (CIB)  para para conhecimento da solicitação de alteração de tipologia das equipes e/ou adesão aos programas pleiteados ao Ministério da Saúde
- Ciência à Secretaria Estadual de Saúde: encaminhar ofício de ciência via e-mail para a Coordenadoria Regional de Saúde.
- Ciência à CIB: encaminhar ofício de ciência via e-mail – bipartite@saude.rs.gov.br

- Solicitação:

- Elaborar e enviar ao Ministério da Saúde o ofício com a solicitação de alteração de tipologia das equipes e/ou adesão aos programas, conforme modelo disponibilizado no Anexo XIII da nota técnica, dando ciência de que esta solicitação foi comunicada ao Conselho Municipal de Saúde ou Conselho Distrital de Saúde, à Secretaria Estadual de Saúde e à Comissão Intergestores Bipartite, devidamente preenchido e assinado pelo gestor municipal com identificação do nome e cargo.

- No caso de alteração de equipe de Atenção Primária (eAP) para equipe de Saúde da
Família (eSF), deve-se: Identificar o código Identificador Nacional de Equipes - INE da(s) respectiva(s) da(s) equipe(s) de Atenção Primária credenciada(s) e homologada(s) e Identificar o código Identificador Nacional de Equipes - INE da equipe de Saúde da Família (eSF) para posterior credenciamento e homologação.

- Para protocolar o pedido ou documento ao Ministério da Saúde, é necessário:
I - Acessar a página do serviço “Protocolar documentos junto ao Ministério da Saúde" conforme link ;
II - Fazer login no Portal Gov.br;
III - Escolher o tipo de solicitação;
IV - Preencher o formulário da solicitação;
V - Anexar os documentos necessários, conforme orientações do formulário de solicitação;
VI - Conferir os dados e concluir a solicitação.

Contato Protocolo Geral do Ministério da Saúde - Divisão de Arquivo e Protocolo (DARP/COGD/CGDI/SAA/SE) por meio do telefone: (61) 3315-2111/2298 e pelo email: protocologeral@saude.gov.br.

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0