Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado propõe criação de projeto piloto de observatório de prevenção ao suicídio

Publicação:

Proposta de criação de um observatório de prevenção ao suicídio foi apresentada ao secretário João Gabbardo
Proposta de criação de um observatório de prevenção ao suicídio foi apresentada ao secretário João Gabbardo - Foto: Mírian Barradas/SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) planeja a implantação de um projeto piloto para a prevenção ao suicídio. Trata-se de uma iniciativa pioneira que é a criação de um observatório de análise da situação, que irá reunir dados e análises sobre o tema e, assim, subsidiar as políticas públicas.

A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (05) ao secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, pelos membros do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio. O grupo foi criado em 2015 e oficializado por decreto em dezembro de 2016. A coordenação do comitê é da SES, por meio das seções de Vigilância da Violência, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, e de Saúde Mental, do Departamento de Ações em Saúde. Outros órgãos e instituições compõem o grupo, como as secretarias estaduais da Segurança, Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Comunicação, outras áreas da SES, organizações não-governamentais, entre outras. O propósito do comitê é promover a articulação entre os setores que o integram e capacitar áreas da assistência como Atenção Básica, Saúde Mental e Vigilância em Saúde.

O observatório a ser criado pretende ter acesso aos dados de suicídios e tentativas para análises epidemiológicas, demográficas e sociais. O trabalho deverá reunir ainda entrevistas com familiares e pessoas próximas às vitimas, para a identificação de fatores de risco. Com base nessas informações, os gestores poderão propor capacitações e elaborar planos de prevenção. Inicialmente, o projeto deve começar com um piloto em uma região a ser escolhida no Estado, levando em conta dados de incidência. Também segue em estudo um cronograma para a implantação do piloto e sua posterior ampliação.

Números no RS

O Rio Grande do Sul é o estado no país com os maiores índices de suicídios. Por ano, são cerca de 1,1 mil casos registrados, gerando uma taxa de aproximadamente 10 óbitos por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. Oficialmente, foram mais de 3,9 mil tentativas registradas no ano passado, embora ainda haja uma baixa notificação desses casos. Estima-se que ocorra um caso de suicídio efetivado a cada dez tentativas.

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0