Planificação da Atenção Básica é tema de encontro promovido pela SES

Participaram da atividade representantes de secretarias municipais de saúde, coordenadorias regionais e departamentos da Secretaria Estadual da Saúde
Participaram da atividade representantes de secretarias municipais de saúde, coordenadorias regionais e departamentos da SES - Foto: Divulgação/SES

O Seminário sobre a Planificação da Atenção à Saúde no Rio Grande do Sul, realizado nesta terça-feira (22), em Porto Alegre, reuniu representantes de secretarias municipais de saúde, coordenadorias regionais e departamentos da Secretaria Estadual da Saúde. Foram debatidos temas como Planificação da Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial e a proposta para o Centro Especializado em Hipertensão e Diabetes. No encontro, foi apresentado um panorama da Planificação da Saúde na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Maria, que teve início em outubro de 2015.

A planificação da Atenção à Saúde é um instrumento de gestão e organização das atenções Primária e Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde. Desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o projeto oferece apoio técnico a equipes gestoras municipais e trabalhadores da área para qualificar a organização da rede de acordo com os princípios do SUS. Neste momento, sete estados estão passando por este processo.

O encontro, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, foi aberto pelo secretário adjunto da Saúde do Estado, Francisco Paz.Também participaram os consultores técnicos do Conass, Eliane Dourado e Marco Antônio Bragança de Matos, a representante do Ministério Público Estadual, Liliane Dreyer Pastoriza, a secretária da Saúde e representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Rosane Inês da Rosa, e a coordenadora adjunta da 4ª CRS, Marilisa da Rosa.