Planificação da Atenção Primária à Saúde

A Planificação da Atenção Primária à Saúde é uma ação que pretende problematizar e refletir sobre o papel da APS como ordenadora da rede de atenção à saúde, fornecendo apoio técnico às equipes gestoras municipais e trabalhadores da área, para qualificar a organização da rede de acordo com os princípios do SUS.

Essa ação é uma parceria do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do RS, na qual o CONASS capacita a equipe gestora estadual para a realização das oficinas no âmbito das regiões de saúde e a equipe estadual reproduz as oficinas para as equipes regionais e municipais. A proposta original da Planificação é de 11 oficinas e para o Estado foi adaptada para 6 momentos, sem prejuízo das temáticas. A meta do governo é que até 2019 as 30 regiões de saúde passem pelo processo de Planificação.

O projeto piloto ocorreu nas Regiões Verdes Campos-01 e Entre Rios-02 com a apoio fundamental da 4ª CRS. Dos municípios das duas regiões, 17 (53%) aderiram (Cacequi, Capão do Cipó, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Julio de Castilhos, Paraíso do Sul, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins e Unistalda) envolvendo 1.200 profissionais da Atenção Primária à Saúde e 120 facilitadores. As temáticas das oficinas são:

As Redes de Atenção à Saúde

Atenção Primária à Saúde

Territorialização em Saúde & Vigilância em Saúde

A Organização dos Processos de Trabalho em Saúde;

Organização da Atenção à Saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Sistemas de Informação e Análise de Situação de Saúde;

Os Sistemas de Apoio Diagnóstico, Sistemas Logísticos e Monitoramento

A Organização da Assistência Farmacêutica;

A Contratualização das Equipes de APS

A partir da terceira oficina, começou a ser desenvolvida a tutoria, que se dá através da atuação na unidade de saúde organizando, junto à equipe, os processos de trabalho, tais como cadastramento do território, da área de abrangências das equipes de saúde da família, alimentação do e-SUS, recepção da unidade, imunização etc.

Acesse abaixo a Avaliação Final da Planificação da Atenção Primária à Saúde e os banners das regiões de saúde 01 e 02:

Arquivos anexos