Publicação do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde disponível para download

Manual gestor SUS
Manual gestor SUS - Foto: CONASEMS

Manual do(a) Gestor(a) Municipal do SUS: “Diálogos no Cotidiano” / – Rio de Janeiro : CEPESC/IMS/UERJ, 2016.

Trata-se de uma iniciativa interinstitucional que visa à abertura de um processo permanente de diálogo para a qualificação gerencial das secretarias municipais de saúde. Como um guia/mapa, o Manual do(a) Gestor(a) Municipal do SUS tem o intuito de auxiliar o(a) gestor(a) no seu percurso sobre os principais temas da gestão do Sistema Único de Saúde, constituindo uma fonte útil de consulta diária do(a) Secretário(a) Municipal de Saúde e sua equipe. Sua principal finalidade consiste em estabelecer conexões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano da gestão municipal de saúde, tendo em vista suas atribuições jurídicas-normativas- -institucionais para lograr os seus princípios na ponta do sistema.

Para tanto, foram envidados esforços para a construção de um manual que tivesse valor de uso para o conjunto dos secretários municipais de saúde, de tal forma que pudéssemos atualizá-lo no sentido de transformá-lo em uma produção bibliográfica seriada capaz de orientar os gestores em sua tomada de decisão e em diferentes níveis de atenção. Decerto as articulações desenvolvidas entre essas instituições diretamente ligadas a gestão do SUS (COSEMS-RJ e CONASEMS) e a universidade (LAPPIS-IMS-UERJ) possibilitaram pavimentar um solo fértil para trocas de experiências entre gestores, gerentes, profissionais de saúde e também pesquisadores sobre o tema da gestão na saúde. Estas articulações permitiram engendrar um conjunto de reflexões capaz de reafirmar a responsabilidade coletiva que cada uma possui na afirmação e defesa do SUS.

Para leitura na íntegra do manual, acesse o pdf para download.

Por CONASEMS COSEMS-RJ, LAPPIS/IMS/UERJ

Arquivos anexos