Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Qualificação das Academias de Saúde é tema de seminário

Publicação:

Secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz (C) ressaltou que a prevenção em saúde está na essência do SUS
Secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz (C) ressaltou que a prevenção em saúde está na essência do SUS - Foto: Mírian Barradas/SES

Foi realizado nesta quinta-feira (05), no auditório do Ministério Público Estadual, o I Seminário Estadual das Academias da Saúde - Promoção da Vida e Cultura da Paz. O evento, realizado em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, reuniu trabalhadores das Academias da Saúde implantadas no Estado e técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O seminário teve como objetivo proporcionar trocas de experiências entre os municípios e subsidiar os gestores sobre o funcionamento e a organização do programa. Na solenidade de abertura, o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, ressaltou que "a preocupação com a prevenção está na essência do SUS". Paz também salientou a atuação das Academias da Saúde. "O programa atua em diversos eixos na prevenção e promoção da vida saudável, além da atividade física", declarou.  

Durante o evento, foram apresentadas experiências exitosas de sete municípios do Estado. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em conjunto com a Coordenação Estadual de Atenção Básica e a Política de Alimentação e Nutrição da SES. Também participaram da mesa de abertura a diretora do Cevs, Marilina Bercini; o diretor do Departamento em Ações em Saúde da SES, Elson Farias; a procuradora de justiça do Ministério Público Estadual, Ângela Rotunno; e a técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ludimyla Rodrigues.

Sobre o programa Academias da Saúde

O programa, lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde, funciona com a implantação de pólos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Nesses locais, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, de modos de vida saudáveis e de prevenção de agravos e doenças crônicas não transmissíveis, como práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável, por exemplo. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 388 pólos habilitados em 283 municípios.

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0