Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde Mental

Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas tem por objetivo garantir o cuidado integral aos usuários nos territórios de vida, com base nos princípios do SUS. Tem como função formular, financiar, apoiar, executar, monitorar e avaliar ações que promovam a expansão, a consolidação e a qualificação da Rede de Atenção Psicossocial nos municípios.

O trabalho é desenvolvido de modo transversal com a inserção da saúde mental em todas as Políticas e Atenção à Saúde. Nesse sentido, são prioridades dessa política fortalecer a Atenção Básica, estruturar a atenção em rede – como processo de trabalho capaz de interligar todos os níveis do sistema para garantir a qualidade do acesso e a continuidade do cuidado – e desenvolver ações de Educação Permanente para trabalhadores, gestores, familiares e usuários, favorecendo a troca de experiências entre os diversos atores do cuidado.

Principais ações desenvolvidas:

  • Assessoramento aos municípios para a implantação da Linha de Cuidado em Saúde Mental, através do apoio nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS);

  • Educação Permanente para os profissionais da rede de saúde e intersetorial nas diferentes regiões do estado;

  • Financiamento e/ou acompanhamento para implantação de ações e serviços nos três níveis da atenção:

    Atenção Básica - 280 Oficinas Terapêuticas; 32 Composições de Redução de Danos para municípios com mais de 16 mil habitantes e 112 Núcleos de Apoio à Atenção Básica (NAAB) em municípios com menos de 16 mil habitantes (SES/DAS, 2020).

    Atenção Secundária – 206 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); 46 Serviços Residenciais Terapêuticos; 09 Equipes Especializadas de Saúde Mental e 06 Unidades de Acolhimento (SES/DAS, 2020).

    Atenção Terciária – 1.293 leitos nos Serviços Hospitalares para Atenção Integral em Saúde Mental (SES/DAS, 2020);

  • Monitoramento e avaliação dos serviços de saúde mental habilitados;

  • Desinstitucionalização das pessoas com história de longa permanência em hospitais psiquiátricos, com destaque para os moradores do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP);

  • Ações de Promoção de Vida e Prevenção do Suicídio, com a elaboração de materiais informativos e qualificação dos profissionais da Rede Intersetorial

Fone: (51) 3288-5908/ 3288-5909/ 3288-7961

E-mail: saudemental@saude.rs.gov.br

Saiba mais

Saúde Mental - Ministério da Saúde

Guia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) - Guia para o cuidado compartilhado de medicamentos psiquiátricos.

Guia do Moderador - Gestão Autônoma da Medicação (GAM) - Gestão Autônoma da Medicação: guia de apoio à moderadores.

Guia do Usuário da Saúde Mental (GUSM) - Guia que busca oferecer suporte aos usuários da Saúde Mental, a partir da participação em grupos.


Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0