Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde vai distribuir 2,5 milhões de preservativos no Estado durante o Carnaval

Publicação:

Lançamento da campanha foi na quadra da Imperadores do Samba
Lançamento da campanha foi na quadra da Imperadores do Samba - Foto: Cíntia Rodrigues

A campanha da Secretaria Estadual da Saúde de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, especialmente HIV/Aids, no carnaval 2017 prevê ações educativas e a distribuição de aproximadamente 2,5 milhões de camisinhas no Estado. O objetivo é dar visibilidade a temáticas como a promoção de saúde e a prevenção de doenças por meio de orientações sobre o uso de preservativos, da profilaxia pós-exposição (PEP), da testagem do HIV e do acesso ao diagnóstico. As camisinhas serão disponibilizadas nos intervalos dos desfiles das escolas de samba, do carnaval de rua ou de clubes, em locais de grande circulação de público e nos postos de pedágio das rodovias que levam aos litorais Norte e Sul do RS.
Dados da Coordenação Estadual de DST/Aids indicam que, do total de casos de Aids notificados no período de 1980 a junho de 2016 no Estado, a maior concentração está na faixa etária entre 30 a 39 anos. Nos últimos dez anos, observa-se um aumento de casos em homens de 15 a 19 anos, passando de 4,0 em 2006 para 9,4 casos para cada 100 mil habitantes em 2015.
“O uso da camisinha é fundamental para prevenir a Aids e única forma de evitar as outras doenças sexualmente transmissíveis, especialmente entre o público jovem e adulto jovem, que estão muito presentes nas festas de carnaval”, alerta Elson Farias, diretor do Departamento de Ações em Saúde (DAS). 

Campanha – O pré-lançamento da campanha do carnaval 2017 ocorreu na quadra de ensaios da Escola Imperadores do Samba na noite da quarta-feira (22). Neste ano, a campanha tem foco na Profilaxia Pós Exposição (PEP), mais uma estratégia de prevenção oferecida pelo SUS que pode evitar o HIV/Aids. Consiste num tratamento de urgência utilizado após relações sexuais desprotegidas, em que houve a falha, rompimento ou o não uso do preservativo. 
O tratamento deve ser iniciado imediatamente após a exposição e em no máximo 72 horas. Em horário comercial, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Após esse horário, o atendimento pode ser feito no serviço de saúde 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 541 0197 (das 8h30min às 18h, de segunda a sexta-feira) ou pelo site www.observatorioaids.saude.rs.gov.br .
“A PEP não substitui a camisinha, que ainda é o método mais prático e eficiente para prevenir-se do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis”, alerta o diretor do DAS. Os preservativos masculino e feminino são distribuídos gratuitamente em todas Unidades de Saúde.
Durante o carnaval, funcionários da SES participam de desfiles em Porto Alegre e municípios do interior, com o já tradicional Bloco da Saúde. Nos intervalos das apresentações das escolas de samba, o bloco da saúde entra na avenida chamando atenção para a temática da prevenção do HIV/Aids. Durante as noites de folia, serão distribuídos preservativos e materiais educativos para a população. 
Um jingle sobre a temática de prevenção ao agravo, produzido em parceria com a Secretária da Saúde de Porto Alegre, será veiculado nas rádios locais e durante os intervalos dos desfiles das escolas de samba ou carnaval de rua. Além disso, serão confeccionados abadás a serem utilizados para identificação dos trabalhadores de saúde durante a ação.
A campanha será realizada em parceria com os 15 municípios do Estado que, juntos, concentram 64% dos casos de Aids e são considerados prioritários no enfrentamento da epidemia pela Cooperação Interfederativa do RS. As ações contam também com o apoio da Política Estadual de Saúde da População Negra. Em março deste ano, a campanha com foco na profilaxia pós-exposição será ampliada por meio de folders, cartazes, entre outras estratégias de comunicação.

Pedágios - Em parceria com as empresas concessionárias de pedágio Concepa, EGR e Ecosul, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) programou a distribuição de 150 mil preservativos durante o Carnaval. A ação, que inicia nesta sexta-feira, 24, será realizada nos postos de pedágio das rodovias que levam aos litorais Norte e Sul do RS. Serão atendidas as seguintes praças: Concepa na Freeway (BR 290), EGR de Viamão (RS 040) e Ecosul (BR 392).
Durante todo o ano, a Coordenação Estadual de DST/Aids da SES/RS investe em ações educativas e preventivas. Mensalmente, por exemplo, a SES repassa aos municípios cerca de 2,5 milhões de camisinhas e 90 mil preservativos femininos. O material fica disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em locais estratégicos escolhidos pelos municípios.

Por Assessoria de Comunicação Social/Secretaria Estadual da Saúde

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0