Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SES promove seminários alusivos à Semana Estadual da Amamentação

Publicação:

Neste ano, seminários têm como tema "Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável"
Neste ano, seminários têm como tema "Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável" - Foto: Bárbara Barros/SES

A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério Público Estadual, promove na próxima sexta-feira (5) o Oitavo Seminário Estadual da Semana Mundial de Amamentação e Terceiro Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil. As atividades são alusivas à semanas estadual e mundial de Amamentação, comemoradas entre 1º e 7 de agosto. Neste ano, o tema escolhido é “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável”.

Os eventos têm como objetivo melhorar os índices de aleitamento materno no Rio Grande do Sul e qualificar os profissionais que trabalham em hospitais, unidades básicas de saúde, estratégias de saúde da família, escolas e meio acadêmico. Os seminários serão realizados no auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público Estadual (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80), em Porto Alegre.

Outras atividades também integram a Semana da Amamentação, como o minicurso “Noções Básicas de Manejo Clínico em Amamentação e Alimentação Complementar Saudável na Atenção Básica”, que será realizado na quinta-feira (4), também no auditório do Ministério Público Estadual. O Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa receberão iluminação especial, alusiva ao Agosto Dourado.

Confira a programação do Oitavo Seminário Estadual da Semana Mundial de Amamentação e Terceiro Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil:

8h – Credenciamento

8h30 – Solenidade de Abertura.

9h – Conferência de abertura: “Dias que valem por anos: a importância da amamentação na primeira infância”. Dr Christian Loret de Mola Zanatti – Médico da Universidade Federal de Pelotas.

9h45 – “A utilização de ferramentas tecnológicas para incentivo ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável”. Cynthia Molina Bastos – Médica de Família do Telessaúde-RS.

10h15 - Mesa Redonda: “Manejo de infecções na gestação e amamentação – uma perspectiva multidisciplinar”. Dr. Vicente Sperb Antonello – Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Fêmina; Drª Luciana Friedrich – Hospital de Clínicas de Porto Alegre;

Nutricionista Lilia Farret Refosco - Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Fonoaudióloga Erissandra Gomes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Enfermeira Fernanda Córdova – Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Coordenação da mesa: Celina Valderez Feijó Köhler – Enfermeira.

12h30 - Intervalo para almoço.

13h30 – Momento Cultural “Doutores Palha Assada” - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA.

14h – “Proteger a amamentação: atitude chave para a sustentabilidade” - Nutricionista Annelise Barreto Krause – IBFAN Brasil

Coordenação de mesa: Betina Soldateli - Nutricionista

14h30 – “Aleitamento Materno: manejo nas situações de baixo ganho de peso, alergias, intolerâncias alimentares, refluxo gastroesofágico”. Dr Leandro Meirelles Nunes – Médico Neonatologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Coordenação de Mesa: Clea Machado de Carvalho – Enfermeira.

15h15 - “Alimentação complementar: uma reflexão para os tempos atuais”. Viviane Laudelino Vieira – Doutora e pesquisadora da Universidade de São Paulo

16h – Avaliação e sugestões para 2017.

16h30 - Encerramento

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0