18ª CRS conclui o Curso de Educação Permanente com foco na Atenção Básica

Curso foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Osório

Curso de Educação Permanente com Foco na Atenção Básica em Osório

Pactuado em Comissão Intergestores Regional (CIR) e promovido desde março pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Osório, o Curso de Educação Permanente com Foco na Atenção Básica objetivou sensibilizar os participantes para os preceitos da Atenção Básica, de forma a contribuir com as mudanças das práticas cotidianas e a integralidade nas ações de educação permanente com práticas humanizadas, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde e com a Política Nacional de Humanização na Atenção e Gestão do SUS.

O curso foi ofertado a 250 gestores, trabalhadores da saúde e representantes de instituições de ensino e do controle social, onde foi discutido os processos de trabalho e as políticas de saúde pública, oriundos de 23 municípios das Regiões de Saúde 4 (Belas Praias) e 5 (Bons Ventos). Em março, os participantes debateram as conceituações e os princípios da atenção básica, educação permanente, humanização, saúde da família, vigilância em saúde e noções de epidemiologia e acesso ao sistema de saúde. Em abril, discutiram o processo de trabalho e os desafios do trabalho em equipe, visitas domiciliares, grupos de educação em saúde articulados à educação permanente e transversalidade entre as demais políticas. Em maio, entraram na pauta Sistemas de Informação em Saúde, planejamento e avaliação de indicadores e territorialização.

Por fim, na quarta etapa, foram discutidas a rede de interfaces entre atenção básica e Política Nacional de Humanização, a integração das ações da vigilância em saúde na atenção básica com práticas humanizadas e a atuação do controle social. Nesta semana, como atividade de encerramento, foi realizado no dia 18/07 em Capão da Canoa e nos dias 19 e 20/07 em Osório, um seminário integrador com todas as seis turmas. Na ocasião, 156 alunos oriundos de 15 municípios apresentaram 38 experiências de atenção básica nos seus territórios.

Por 18ª CRS / Ações em Saúde