4ª CRS promove capacitação "Condições ambientais do domicílio e peridomicílio e seu impacto na saúde"

Capacitação

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde promoveu, nos meses de maio e junho/2019, a capacitação "Condições ambientais do domicílio e peridomicílio e seu impacto na saúde", uma estratégia de fortalecimento das ações conjuntas entre a Vigilância Ambiental em Saúde e Atenção Básica.

Dividido em sete grupos, todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os Agente de Combate a Endemias (ACE) e outros profissionais de 32 municípios foram capacitados. A programação contemplou a prevenção de acidentes com animais peçonhentos, com teoria, demonstração da prática e visualização das espécies (serpentes, escorpiões, aranhas, barbeiros e insetos). Foi abordada também a prevenção de diversas zoonoses, entre elas, a doença de Chagas, Leishmaniose, Febre Amarela, Simulídeos, Leptospirose e outras consequentes de roedores.

A capacitação de oito (8) horas abrangeu conhecimento das espécies, hábitos de vida das mesmas, agravos causados a saúde, dados epidemiológicos na região, medidas de controle, orientações em caso de acidentes e fluxos das notificações. Para demonstração da prática do trabalho integrado entre ACS e ACE, foi elaborado uma sequência de vídeos com participação dos próprios técnicos da CRS. Toda essa capacitação foi elaborada pela equipe de Vigilância Ambiental, com Biólogos, Veterinários e Agentes de Saúde Pública da 4ª CRS .

A parceria com a coordenação da Atenção Básica nas atividades, teve o intuito de fortalecer as ações entre os ACS e ACE, integrando as responsabilidades de vigilância nos territórios da Estratégia Saúde da Família. O planejamento integrado destas atividades vem se fortalecendo na Regional com o desenvolvimento do Projeto da Planificação da Atenção à Saúde.

Por Liliane Simon Ferigolo 4ª CRS