7ª CRS promove V Fórum Regional de Educação Permanente em Saúde

Comissao organizadora

No dia 27 de novembro de 2018, ocorreu o V Fórum Regional de Educação Permanente em Saúde, das 08:00 às 17:30h, na  Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Campus Bagé), em Bagé – RS.

A atividade teve como objetivos:

• Propiciar o intercâmbio de experiências e dar visibilidade às práticas municipais de saúde bem sucedidas no SUS;
  • Reconhecer e potencializar as ações desenvolvidas nos municípios que inovam nas práticas de garantia do direito à saúde;
  • Proporcionar trocas de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.

Durante o encontro houve a apresentação dos trabalhos selecionados, modalidade oral e visitação aos pôsteres. Também ocorreu a palestra “A inteligência emocional nos serviços de saúde” com a Coach Raquel Antunes e uma Roda de Conversa sobre “Gestão do Trabalho e Educação em Saúde” com o Prof. Dr. Cristian Fabiano Guimarães (ESP). O público alvo do encontro foram: trabalhadores da saúde, gestores, controle social e acadêmicos de cursos na área da saúde e afins. O evento contou, em média, com 115 pessoas em cada turno. Destaque para a grande participação de servidores dos municípios da Regional, que esse ano apresentaram 20 trabalhos modalidade pôster e 4 Relatos de experiências.

As instituições que organizaram e/ou apoiaram a realização do evento/atividade foram: NURESC da 7ª CRS e CIES Pampa.

Houve 2 formas de premiação aos melhores trabalhos:

* Escolhidos pelo voto dos presentes (Prêmio de Destaque em Modalidade Oral e Destaque em Modalidade Pôster)

* E também Prêmio de 1º, 2 e 3º Lugares para a Modalidade Pôster, avaliados pela Comissão de Seleção de Trabalhos.

Votos dos presentes Destaque modalidade Oral:

Fala aí!!! Adolescência e seu incrível mundo desconhecido, desbravando e entendendo como é o adolescer - Autora Françoise Einhardt Züge.

Votos dos presentes Destaque modalidade Pôster:

Shantala: técnica de fortalecimento de vínculo - Roselei Vinhas Duarte

Avaliados pela Comissão de Seleção de Trabalhos, Modalidade Pôster:

1º Lugar:  A puericultura odontológica no município de Aceguá - autora Raquel de Oliveira Antunes;

2º Lugar: Odontologia ambulatorial para pacientes com necessidades especiais - autora Marina Netto da Silveira;

3º Lugar: Acolhimento referenciado de adolescentes na atenção básica, considerando o direito de acesso à saúde - Jacqueline da Silva Dutra.

Durante todo o ano de 2018, com este V Fórum e as Oficinas realizadas, a Regional (7ª CRS) contemplou mais de 550 trabalhadores/ gestores e/ ou acadêmicos em suas atividades de Educação Permanente em Saúde.

Por Eloisa Azambuja Simao 7ª CRS