7ª CRS promove VI Fórum Regional de Educação Permanente em Saúde

Publico reunido final do evento

Ocorreu no dia 07 de novembro de 2019, o VI Fórum Regional de Educação Permanente em Saúdena Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Campus Bagé). O evento destinado aos trabalhadores da saúde, gestores, controle social e acadêmicos de cursos na área da saúde, contou com 150 participantes. O Fórum foi promovido pela 7ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde), através do NURESC (Núcleo Regional de Educação e Saúde Coletiva) e CIES Pampa (Comissão de Integração Ensino-Serviço).

O evento teve como objetivos: Propiciar o intercâmbio de experiências e dar visibilidade às práticas municipais de saúde bem sucedidas no SUS; Reconhecer e potencializar as ações desenvolvidas nos municípios que inovam nas práticas de garantia do direito à saúde e Proporcionar trocas de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.

Durante o dia houve a apresentação de trabalhos selecionados, modalidade Oral e visitação aos Pôsteres. Pela manhã houve uma Mesa Redonda com os Secretários Municipais de Saúde da Regional falando sobre as Ações de Educação Permanente em Saúde, desenvolvidas em cada município.

Também aconteceu uma Roda de Conversa com a Enfermeira Carla Daiane Silva Rodrigues (Secretaria Estadual de Saúde/ RS – Coordenação Estadual da Atenção Básica), falando pela manhã sobre a Planificação da Atenção à Saúde no Rio Grande do Sul e na parte da tarde sobre Condições Crônicas na Rede de Atenção em Saúde: Estratégias para o Acompanhamento e Autocuidado Apoiado.

No encerramento, houve um emocionante Momento artístico com a apresentação musical com violões de pacientes do  CAPS de Dom Pedrito (Centro de Atenção Psicossocial). E após ocorreu a divulgação das premiações.

Premiações entregues:

1º Lugar Modalidade Pôster – Eixo Serviço

“Curso de Acolhimento em Saúde: Um Relato Positivo de Experiência”

Autor principal: Dionatan Gomes Machado

1º Lugar Modalidade Pôster – Eixo Ensino

“Estimulação Cognitiva do HU: O Papel da Psicologia no Auxílio à Recuperação de Dependentes Químicos”

Autora Principal: Valentina Moreira Marques Colares

Destaque Modalidade Pôster (voto dos presentes)

“Incentivando com Ludicidade as mudanças de hábitos e uma Alimentação Saudável, buscando a transformação das crianças de hoje em adultos saudáveis”

Autora Principal: Michele Lucas Borges

Prêmio Pampa SUS: Valorizando quem faz a diferença!

DESTAQUE RELATO DE EXPERIÊNCIA (voto dos presentes)

"Oficina de Contos de Fada: Ressignificando Vivências Traumáticas de Meninas Institucionalizadas"

Autora principal: Etiene Feijó Nunes

Os participantes avaliaram o evento de maneira positiva, destacando o momento de troca de experiências entre os servidores, comunidade e meio acadêmico. Outro destaque positivo foi a participação dos Secretários Municipais de Saúde e a presença de um número expressivo de servidores dos diversos municípios. Foi arrecadada uma quantidade significativa de brinquedos que serão doados para o Natal de entidades carentes da Região.

Acesse abaixo algumas apresentações realizadas no evento:

Por Eloisa Azambuja Simão 7ª CRS

Arquivos anexos