Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Publicação:

Infográfico SSM
Infográfico SSM

A partir de 1975, a  Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, criado com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Atualmente,  alcançar a igualdade de gênero é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Essa meta busca adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, em todos os níveis.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres compreende a saúde como um processo cuja resultante está determinada pela atuação de fatores biológicos, sociais, econômicos, culturais e históricos. Isso implica em afirmar que o perfil de saúde e doença varia no tempo e no espaço, de acordo com o grau de desenvolvimento econômico, social e humano. Incluindo a questão de gênero como condicionante/determinante social.

A incorporação da categoria gênero na avaliação de políticas de saúde permite mostrar uma nova dimensão da desigualdade social, assim como, explicar situações e fenômenos que não teriam visibilidade sem este enfoque. A vulnerabilidade feminina frente a certas doenças e causas de morte está, muitas vezes, mais relacionada com a situação de desigualdade da mulher na sociedade do que com fatores biológicos.

Os dados epidemiológicos do Rio Grande do Sul mostram uma realidade na qual convivem indicadores típicos de países desenvolvidos (doenças cardiovasculares,  doenças crônicas e redução da mortalidade materna) com aqueles do mundo subdesenvolvido (infecções sexualmente transmissíveis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida  e altas taxas de violência). Para o entendimento dos principais fatores que impactam a saúde das mulheres no Estado do Rio Grande do Sul, a Seção da Saúde da Mulher da SES-RS produziu um infográfico com os principais indicadores epidemiológicos do Estado.

 Acesse o infográfico completo no link abaixo.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de atenção integral à saúde de mulher: princípios e diretrizes/ Minis­tério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

RODRIGUES, T. - Desigualdade de Gênero e Saúde: Avaliação de Políticas de Atenção à Saúde da Mulher. REVISTA CANTAREIRA - EDIÇÃO 22 / JAN-JUL, 2015.

Por Seção de Saúde das Mulheres

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0