Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Academia da Saúde

O Programa Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, lançado em 2011 pela Portaria GM/MS nº 719/2011 (revogada pela Portaria nº 2.681/2013) tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura e profissionais qualificados. O Programa estimula a criação de espaços públicos adequados para a prática de atividade física e de lazer, por meio de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais.

 

São diretrizes do Programa Academia da Saúde:

I - configurar-se como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde, complementar e potencializar as ações de cuidados individuais e coletivos na atenção básica;

II - referenciar-se como um programa de promoção da saúde, prevenção e atenção das doenças crônicas não transmissíveis;

III - estabelecer-se como espaço de produção, ressignificação e vivência de conhecimentos favoráveis à construção coletiva de modos de vida saudáveis.

 

Existem três modalidades de Pólos de Academia da Saúde, que podem ser construídas pelo município, em conformidade com as estruturas e respectivas áreas de terrenos definidas em portaria. São elas:

I - Modalidade Básica: espaço de vivência e espaço externo composto de área multiuso com equipamentos para alongamento;

II - Modalidade Intermediária: destinada à construção de depósito de materiais, espaço de vivência, espaço externo composto de área multiuso com equipamentos para alongamento;

III - Modalidade Ampliada: composto por estrutura de apoio, espaço externo composto de área multiuso, área de equipamentos para alongamento e ambientação do espaço (jardins e canteiros).

 

Saiba Mais

Academia da Saúde Ministério da Saúde

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0