Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Acesse o Curso: Políticas de Equidade em Saúde e Enfrentamento de Violências

Publicação:

curso
curso

No contexto atual das situações de desigualdades acreditamos ser relevante discutir e compreender o conceito de equidade no Sistema Único de Saúde. As desigualdades que enfrentamos no país são frutos da história, de uma trajetória de colonização, de dizimação dos povos indígenas, de escravização e de relações patriarcais que resultam em iniquidades nos dias de hoje. Uma sociedade que tratou e trata diferenças de raça/cor, de etnia, de gênero, de orientação sexual, de classe, de deficiência e de origem geográfica como marginalidades é, portanto, uma sociedade com graves vulnerabilidades. 

O tema central deste curso está articulado com uma grande questão: no Brasil a saúde é direito de todas e todos e dever do Estado. O artigo 196 da Constituição de 1988, a "Constituição Cidadã", foi uma conquista do movimento pela Reforma Sanitária, que envolveu professores e professoras, cientistas, profissionais de diferentes áreas, artistas e tantas outras pessoas que compreendiam a saúde como um bem civilizatório. Entretanto, como garantir que todas e todos tenham acesso equânime a esse direito? 

Ao longo dos módulos será possível compreender a concepção das políticas de equidade no SUS, os pontos de partida, as justificativas, a estruturação, a importância no contexto brasileiro, a implementação e, finalmente, a forma como elas se articulam no cotidiano de todas e todos nós

O curso foi organizado em sete (07) módulos, além de um acervo de indicações de materiais complementares que se articulam aos conteúdos do curso e podem servir como instrumentos para o exercício do enfrentamento às violências. 

A concepção, o desenvolvimento e a execução desse curso faz parte do projeto oriundo da parceria interinstitucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo Departamento de Saúde Coletiva, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e do Ministério da Saúde, pelo edital público de financiamento de projetos do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Certificado: sim

Módulos: 7

Tempo de estudo: 75h

Instituição: UFRGS

Área: Saúde Coletiva

Nível:  Básico e Intermediário

Língua: Português

Acesso e inscrições em: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=103

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0