Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Arboviroses

 Os Arbovírus são vírus que circulam, se multiplicam e são transmitidos para hospedeiros vertebrados por artrópodes vetores de doenças, infectados durante a realização do repasto sanguíneo (AMARAL; DANSA-PETRETSKI, 2012). As arboviroses como dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela urbana, são doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti.

O crescente aumento no número de casos dessas arboviroses está diretamente associado à ampla disseminação das populações do Aedes aegypti. Atualmente o estado do RS vem registrando um aumento nos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, como também houve registro de morte de Bugio por febre amarela, em fevereiro deste ano.

Neste cenário as principais ações que vêm sendo adotadas na Divisão de Atenção Primária à Saúde para as Arboviroses são:

  • Elaboração e implementação do “Plano Estadual de ações integradas da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para as arboviroses focado na dengue”;
  • Atualização dos níveis de alertas dos municípios para os casos de Dengue;
  • Divulgação dos Informes por semana epidemiológica: https://saude.rs.gov.br/aedes;
  • Ações de Integração com a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Atenção Básica;
  • Elaboração de informes orientativos para manejo das arboviroses na Atenção Básica;
  • Apoio às coordenadorias regionais de saúde para as Arboviroses;
  • Apoio aos municípios para as Arboviroses.

 Acesse a WEB Palestra realizada em 27 de maio de 2021 sobre "Manejo clínico das arboviroses e o diagnóstico diferencial de COVID-19 na APS": https://www.youtube.com/watch?v=i5tjh6qgWn

Acesse abaixo as publicações:

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0