Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Boletim Epidemiológico Coronavírus

Publicação:

boletim epidemiologico2
boletim epidemiologico2
Em anexo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde com informações atualizadas e definição de fluxos frente a casos suspeitos de infecção respiratória pelo novo coronavírus (2019-nCOV). A definição de caso suspeito consta na página 3 do Boletim, considerando critérios clínicos e epidemiológicos, sendo que a Organização Mundial da Saúde detectou que a transmissão pessoa a pessoa está acontecendo entre familiares e/ou profissionais de saúde em contato com pessoas infectadas na cidade de Wuhan, na China. Até o momento, só há transmissão local nessa cidade.
 
Há menção de um caso suspeito do Rio Grande do Sul notificado ao Ministério da Saúde em 22/01: trata-se de uma pessoa que passou 18 dias na China a trabalho e foi procurar atendimento médico com febre e tosse (mas não sabia informar, no momento do atendimento, em qual localidade do país havia estado). Foram desencadeadas as medidas sanitárias preconizadas nos atendimentos com suspeita de síndrome gripal, e a suspeita foi descartada a partir do conhecimento de onde essa pessoa esteve na China, não se enquadrando na definição de caso suspeito.
 
Reiteramos a importância da notificação imediata frente a casos suspeitos, em todas as esferas de gestão do SUS, considerando os seguintes telefones de contato do CEVS: (51) 3901-1167 e 3901-1168 no horário comercial (área técnica) ou Disque Vigilância 150 (08:30 às 22:00 dia de semana e das 08:00 às 20:00 finais de semana e feriados).

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0