Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Consultório na Rua

Equipes de Consultório na Rua

São equipes multiprofissionais que têm o foco de trabalho nos diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua. Devido às dificuldades dessa população em acessar os serviços de saúde, esse dispositivo visa à ampliação do seu acesso à rede de atenção, ofertando cuidado em saúde de maneira mais oportuna, através do diálogo com os outros profissionais da Atenção Básica e de outros serviços.

As Equipes dos Consultórios na Rua (eCR) desempenham suas atividades in loco, de forma itinerante (ou seja, na rua e em locais em que essa população costuma se reunir), desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades de Saúde e, quando necessário, também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário. Quando necessário, utilizam as instalações das Unidades de Saúde do território.

As eCR podem ser compostas pelos seguintes profissionais de saúde: enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, médico, agente social, técnico ou auxiliar de enfermagem, técnico em saúde bucal, cirurgião dentista, profissional/professor de educação física e profissional com formação em arte e educação. Possui as seguintes modalidades: 

  • Modalidade I: mínimo de quatro profissionais, excetuando-se o médico, sendo dois profissionais de nível superior e dois profissionais de nível médio;
  • Modalidade II: no mínimo seis profissionais, excetuando-se o médico, sendo três profissionais de nível superior e três profissionais de nível médio;
  • Modalidade III: modalidade II acrescida de um profissional médico.

 

Saiba Mais

Consultório na Rua - Ministério da Saúde

Nota Informativa Nº 10/2017 

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0