Coordenação Estadual da Atenção Básica presente no 31º Congresso do COSEMS/RS

Congresso cosems
CEAB no Congresso Cosems

A Coordenação Estadual da Atenção Básica esteve presente, de 22 a 25 de abril, no 31º Congresso do COSEMS/RS pelo terceiro ano consecutivo. Neste ano, teve a oportunidade de integrar a programação, com a Coordenadora Estadual da Atenção Básica Raíssa Barbieri Ballejo Canto, conduzindo as mesas: Modelos e Redes de Atenção à Saúde: Redefinindo caminhos (PNAB) e Atenção Primária em Saúde: Quais os Desafios?

Na oportunidade, discutiu-se a importância de que a APS garanta o primeiro contato/acesso dos usuários, que conforme apresentado, é o atributo da APS pior avaliado. Abordou-se que sem a efetivação de cuidado quando o usuário busca a Unidade de Saúde com alguma necessidade, não há possibilidade de garantir a APS como porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde. Também discutiu-se maneiras de qualificar o processo de trabalho da APS para superar alguns dos desafios atuais.

Abaixo, o fluxograma de Acolhimento à demanda espontânea citado em ambas apresentações, utilizado como modelo de organização do acesso nas unidades básicas de saúde. No link: AS TUTORIAS DA PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE é possível encontrar outros materiais de apoio para organização do processo de trabalho das equipes, a exemplo do: Instrumento de Diagnóstico de Demanda na UBS.

Abaixo também podem ser encontradas as apresentações realizadas no Congresso.

Por CEAB

Arquivos anexos