Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Coronavírus e Iniquidades em saúde: saúde coletiva e pensamento crítico em tempos de pandemia

Publicação:

coronavirus iniquidades
coronavirus iniquidades

A pandemia do Coronavírus, Covid-19, desencadeia questões importantes à sociedade e, em maior velocidade, ao setor saúde. Dali emergem questões técnicas; de cunho clínico e epidemiológico, com vistas ao conhecimento da história natural, a classificação temporal, geográfica e quantitativa dessa doença com intensa transmissibilidade; interpretativas, com o apoio das produções científicas, para uma reflexão crítica dos fenômenos e contextos;  passando pelas questões fundamentais da capacidade de assistência e atenção nos sistemas de saúde, até as questões das repercussões nos diferentes contextos sociais, econômicos, culturais e políticos. 

Para o enfrentamento da complexidade desse panorama, a pandemia da COVID-19 revisita de forma drástica o papel do Estado, as relações entre local e global e o lugar central do conhecimento científico. Assuntos como os modelos políticos e econômicos nacionais e mundiais, o financiamento de sistemas universais de saúde, as condições de iniquidade que desfrutam os povos, quem e qual tipo de ciência se produz, a disponibilidade de dados e informações, enfim, passaram a fazer parte ainda mais do cotidiano de todas e todos que acompanham o desenrolar dos fatos. 

Nesse cerne, o conhecimento científico, aspecto indispensável para analisar criticamente os fatos, e no universo da ciência, as Ciências Sociais e Humanas cumprem papel fundamental como fonte de reflexões sobre os efeitos presentes e futuros das iniquidades em saúde, tanto sobre o corpo biológico como sobre o corpo social por meio dos seus modos de vida. Ao apontarem com a sociedade reflexões sobre o conjunto de dimensões da vida coletiva, do global ao local, reforçam seu papel estratégico de atuação no campo da Saúde Coletiva, participando do empenho de todas e todos no enfrentamento da pandemia, na imensa tarefa de compreender e analisar as novas e as velhas dinâmicas sociais.  

A medida que acompanhamos com grande velocidade o volume na divulgação de informações passamos a receber produções científicas sérias e compromissadas com a verdade, ainda que transitória e incerta. Contudo é em igual ou maior proporção as fake news e as wrong news também fazem parte dos cotidianos. 

Esse curso foi desenvolvido diante a um urgente chamamento feito as universidades públicas e ao campo da Saúde Coletiva, para a interação com a sociedade brasileira, no momento de grave crise humanitária produzida pela pandemia da Covid-19. A difusão científica será de grande valia para pensamentos críticos sobre todas as vidas, para a tomada de decisão nas mudanças de rotinas no cotidiano de cada cidadão e cidadã, no amparo a decisões e orientações profissionais, sejam elas no âmbito da assistência quanto na política, na gestão e no planejamento, na promoção e educação em saúde, na análise de situações e na vigilância em saúde. O conhecimento científico sensível, solidário e fraterno traz caminhos a transformação dos modos de vida e de sociabilidade, além de mudanças estruturais, econômicas, políticas e ecológicas para sociedades mais sustentáveis e humanas, aspectos urgentes em tempos da Covid-19. 

O curso foi organizado em três (3) módulos: Coronavírus: questões centrais em tempos de pandemiaCoronavírus e produção científica crítica frente à pandemia do covid-19 e Coronavírus e desafios no presente e futuro.

Certificado: sim

Módulos: 3

Tempo de estudo: 30h

Instituição: UFRGS

Área: Saúde Coletiva

Nível:  intermediário

Acesse em: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=105

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0