Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso de extensão em Saúde Mental na Atenção Básica está com inscrições abertas

O curso é promovido pela UNA-SUS/UFMA

Publicação:

redes sociais
redes sociais

A UNA-SUS/UFMA lançou o Curso de Extensão "Saúde Mental na Atenção Primária: Uso Nocivo de Substâncias - Álcool”.

O curso é voltado prioritariamente para profissionais de saúde de nível superior que atuam na atenção primária e na atenção especializada em saúde mental e aborda os transtornos mentais mais prevalentes relacionados ao uso do álcool, descreve padrões de consumo e efeitos no organismo, caracterizando as principais abordagens terapêuticas para a assistência ao usuário que faz uso nocivo dessa substância.

As inscrições vão até o dia 24 de setembro, pelo link.

O curso faz parte da nova área temática em Saúde Mental da UNA-SUS/UFMA, que abordará o cuidado na atenção primária incluindo a prevenção, tratamento, reabilitação, prevenção dos transtornos mentais comuns e a estruturação de um modelo assistencial integrado. Essa é a primeira de seis ofertas que vão compor a qualificação como um todo.

Desenvolvido em formato autoinstrucional, na modalidade à distância, a oferta possui carga horária de 30h. Dentre os assuntos abordados cabe destacar: o uso nocivo de álcool, comorbidades clínicas e psiquiátricas devido o uso nocivo de álcool, abordagens terapêuticas, abstinência, entrevista motivacional, recaída, matriciamento, abordagem familiar e rede de atenção psicossocial. 

O início do curso é imediato, e os alunos inscritos terão até 27 de novembro para conclusão das atividades. O certificado reconhecido pelo MEC, e validado pela Universidade Federal do Maranhão ficará disponível em até 10 dias úteis após o término dos trabalhos.

Por UNA-SUS/UFMA

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0