Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Diferentes tecnologias que podem auxiliar no cuidado à Saúde Sexual

Publicação:

prevenção combinada
prevenção combinada

No cuidado à saúde sexual é importante um diálogo acolhedor e livre de preconceitos. Lembre-se que os riscos associados às práticas sexuais desprotegidas não devem ser condicionados à orientação sexual e/ou identidade de gênero das pessoas. 

A Atenção Básica deve abordar diferentes estratégias da prevenção combinada, como uso de preservativo e lubrificante, testagem, diagnóstico e tratamento de IST/HIV/Aids, imunização (hepatite/ HPV) e orientar e/ou encaminhar a serviço de referência para profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP).

A PrEP é a profilaxia pré-exposição, um recurso de prevenção ao HIV, indicado a população chave: gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis, usuários de álcool e outras drogas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sexo; e a PEP, profilaxia pós-exposição: é um método de urgência, para diminuição do risco de contágio ao vírus HIV em casos de exposição, a exemplo de: relação sexual desprotegida ou com ruptura do preservativo, situação de violência sexual ou acidente laboral com instrumento perfurocortante, podendo ser utilizado em até 72 horas da exposição.

Para mais informações:

 

Prevenção Combinada do HIV - UNAIDS/ Campanha Zero Discriminação nos Serviços de Saúde

https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2018/11/preven%C3%A7%C3%A3o_combinada.pdf

 

Kit HIV/Aids na Atenção Básica - Material para Profissionais de Saúde e Gestores - 5 passos:

http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/kit-hivaids-na-atencao-basica-material-para-profissionais-de-saude-e-gestores-5-passos

 

Curso: HIV/AIDS e Zero Discriminação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

(gratuito, online, com certificado)

https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=122

Por Divisão de Políticas de Promoção da Equidade - Saúde LGBT

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0