Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Disponível curso on line para qualificação do registro de dados na APS

Publicação:

curso
curso

As informações coletadas durante o atendimento dos cidadãos são muito importantes para apoiar as políticas públicas de saúde. É com base nesses registros feitos pelos profissionais que atuam nas unidades básicas da Atenção Primária à Saúde (APS) que a gestão — de todas as esferas administrativas — e a própria equipe poderão visualizar a realidade epidemiológica do território e das pessoas que nele vivem. Para qualificar esse registro, está disponível virtualmente o curso Qualidade de Dados em Registro da APS.

A coleta qualificada de informações em saúde é fundamental para também ofertar uma assistência de qualidade, por isso o Ministério da Saúde, em parceria com o Departamento de Ciências de Dados da Faculdade de Medicina da UFMG  e com Centro de Telessaude (HC-UFMG/Ebserh), disponibiliza o curso para preparar os profissionais da APS para o registro de dados de maneira adequada, como parte da estratégia do e-SUS APS.

O registro de dados sobre a saúde da população é uma das atividades essenciais da APS e é o que vai estruturar todas as ações na comunidade. Com a capacitação, o profissional poderá avaliar de forma crítica o registro de dados no sistema e-SUS APS, verificar o impacto da qualidade dessas informações inseridas em formulários de coleta e utilizá-las para gestão do SUS e para tomada de decisão no âmbito das políticas públicas de saúde.

A boa prática de registro pode ser aprendida e treinada levando a uma prestação de cuidado mais segura, efetiva e que proporcione a geração de  relatórios de saúde mais confiáveis e úteis para planejar e monitorar ações de vigilância à saúde no território.

Formação on-line
O curso conta com três unidades, e o seu conteúdo é direcionado a todos os profissionais da APS, independentemente do estágio em que se encontra a implantação da estratégia e-SUS APS na unidade em que atuam. A primeira unidade é sobre a qualidade de dados em saúde, com foco nos registros em formulários eletrônicos ou em papel, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), cartão de vacina e os formulários de Coleta de Dados Simplificada (CDS).

A segunda unidade é sobre os sistemas de informação em saúde como uma ferramenta de trabalho na APS, abordando a importância da qualidade de dados para que os relatórios sejam úteis na análise do território. Já a terceira unidade aborda as estratégias para qualificação de dados na APS, como o uso de terminologias e aplicativos.

A oferta será por meio do ambiente virtual de aprendizagem, que traz recursos como videoaulas, infográficos e exercícios comentados  baseados nas tarefas diárias das unidades de saúde.  Além disso, o participante terá acesso a um livro digital, em formato PDF, que poderá baixar e consultar quando quiser. O acesso poderá ser feito por meio do telefone celular, tablet, computador ou notebook conectados à internet. O curso foi desenvolvido em duas versões, uma com a participação restrita para médicos, enfermeiros e odontólogos, que fica disponível dia 14 de setembro, e outra voltada para agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e agentes de endemias a partir de outubro. O curso é gratuito e tem carga horária de 10 horas.

A inscrição e o primeiro acesso são feitos diretamente no endereço eletrônico https://moodle-saude.dcc.ufmg.br/. Lá mesmo, o profissional fará o seu cadastro, terá seus dados validados e receberá uma mensagem de confirmação pelo e-mail informado na inscrição.

Serviço
Curso: 
Qualidade de Dados em Registro da APS
Início do curso 1: 14 de setembro de 2020
Público: médicos, enfermeiros e odontólogos
Início do curso 2: Outubro de 2020
Público: agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e agentes de endemias
Duração: 10 horas
Vagas: 20 mil para cada curso
Plataforma: https://moodle-saude.dcc.ufmg.br/

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0