Prorrogação - Edital de Concorrência de Boas Práticas Municipais relacionadas à saúde mental da pessoa idosa

saúde da pessoa idosa

Foram prorrogadas até o dia 23/08 de 2019 as inscrições para o processo seletivo da 1ª Edição do Mapeamento Estadual de Experiências Exitosas Municipais de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio da Pessoa Idosa – 2019.

O suicídio é um fenômeno social que constitui um grave problema de saúde pública mundial. Segundo dados da OMS de 2014, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos. O fenômeno impacta não apenas os sobreviventes (familiares e pessoas próximas à vítima), como a comunidade em geral. No Brasil, as mortes autoinfligidas ocupam a terceira posição entre óbitos por causas externas (Sistema de Informação de Mortalidade - SIM/MS, 2018). O estado do Rio Grande do Sul, historicamente, tem apresentado as maiores taxas de suicídio, com uma taxa média quase duas vezes maior do que a brasileira (CEVS/RS, 2018). Apesar da magnitude do problema, este fenômeno ainda é cercado de desconhecimento, em função de ser um tabu, o que justifica a necessidade de ações informativas e de mobilização social em todos os níveis, inclusive entre os profissionais de saúde.

Considerando o contexto apresentado acima, o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, em parceria com a Coordenação Estadual da Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado do RS, elaborou um EDITAL PARA MAPEAMENTO E SELEÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS com a finalidade de dar visibilidade às boas práticas relacionadas à saúde mental da pessoa idosa, na perspectiva da promoção da vida e prevenção do suicídio.

PARA OS MUNICÍPIOS INTERESSADOS EM INSCREVER BOAS PRÁTICAS, SEGUEM ABAIXO AS INFORMAÇÕES:

2. Retificação do Edital

3.  Anexos edital de concorrência de Boas Práticas Municipais