Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Educação em saúde: cards sobre atenção à saúde da população LGBT

Publicação:

Nome Social
Card

As Coordenações Estaduais de Atenção Básica e Saúde LGBT estão propondo materiais de educação em saúde para os trabalhadores de saúde. A ideia é trabalhar com cards, visto que esses podem ser enviados mais facilmente por ferramentas de comunicação e rapidamente compartilhados. Cada semana será abordado um assunto, de maneira direta e simples. Espera-se sensibilizar os trabalhadores e assim, fortalecer a atenção à saúde da população LGBT.

Essa ação semanal objetiva promover referencial teórico complementar de educação em saúde para a qualificação de ações de promoção à saúde dessa população, bem como fomentar o adequado preenchimento de dados nos sistemas de informação em saúde nos territórios dos municípios.

Informações sobre a identidade de gênero, orientação sexual, nome social  são fundamentais para a qualificação da atenção à saúde. É importante que o profissional de saúde pergunte de forma adequada e livre de preconceitos, e é um direito de usuárias e usuários responder e ter suas especificidades de saúde respeitadas, bem como é imprescíndivel para a eliminação da discriminação e o preconceito institucional, contribuindo para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo.

Acesse abaixo os cards já disponibilizados pelas coordenações aos municípios e equipes!

Para mais informações:
Princípios de Yogyakarta - versam sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero.

Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0