Educação Permanente na Atenção Básica é tema de curso promovido pela 18ª CRS

Na capacitação, participantes discutem temas ligados à atenção básica
Na capacitação, participantes discutem temas ligados à atenção básica - Foto: Divulgação/Escola SEAC

Na próxima segunda-feira (11), tem início o segundo módulo do Curso de Educação Permanente com Foco na Atenção Básica, promovido desde março pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Osório. Na ação, 250 gestores, trabalhadores da saúde e representantes de instituições de ensino e do controle social discutem os processos de trabalho e as políticas de saúde pública. Os alunos são oriundos de 23 municípios das Regiões de Saúde 4 (Belas Praias) e 5 (Bons Ventos).

Na primeira etapa, realizada em março, os participantes debateram as conceituações e os princípios da atenção básica, educação permanente, humanização, saúde da família, vigilância em saúde e noções de epidemiologia e acesso ao sistema de saúde. Nessa segunda parte, serão abordados o processo de trabalho e os desafios do trabalho em equipe, visitas domiciliares, grupos de educação em saúde articulados à educação permanente e transversalidade entre as demais políticas.

No terceiro módulo, previsto para maio, entram na pauta Sistemas de Informação em Saúde, planejamento e avaliação de indicadores e territorialização. Por fim, na quarta etapa, serão discutidas a rede de interfaces entre atenção básica e Política Nacional de Humanização, a integração das ações da vigilância em saúde na atenção básica com práticas humanizadas e a atuação do controle social. Em junho, como atividade de encerramento, será realizado em Capão da Canoa um seminário integrador com todas as seis turmas.

A capacitação foi pactuada com os secretários municipais de saúde da região nas Comissões Intergestores Regionais (CIR). O objetivo do curso é sensibilizar os participantes para os preceitos da Atenção Básica, de forma a contribuir com as mudanças das práticas cotidianas e a integralidade nas ações de educação permanente com práticas humanizadas, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde e com a Política Nacional de Humanização na Atenção e Gestão do SUS.

Confira mais fotos do curso no link abaixo.

Por Assessoria de Comunicação Social/Secretaria Estadual da Saúde