Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado lança painel para monitoramento das adesões ao Programa Saúde na Escola

Publicação:

Painel busca conferir maior visibilidade sobre o tema, tanto para gestores quanto para a população em geral
Painel busca conferir maior visibilidade sobre o tema, tanto para gestores quanto para a população em geral

O governo estadual lançou, nesta quarta-feira (15/02), o painel para monitoramento das adesões dos municípios do Estado ao Programa Saúde na Escola (PSE). A elaboração da ferramenta é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e da Saúde (SES) e objetiva gerar maior visibilidade para gestores e para a população sobre o tema.

O PSE é uma estratégia para integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica. A implementação se dá a partir da adesão aos objetivos e às diretrizes do programa, e contempla ações voltadas para crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.

Os municípios devem fazer a adesão ao PSE em ciclos bianuais e recebem incentivo financeiro para o desenvolvimento das ações de educação em saúde que consideram as perspectivas da prevenção, da promoção e da atenção. "As ações são planejadas e pactuadas de acordo com o diagnóstico local de saúde da comunidade escolar e potencialidades das equipes envolvidas, contemplando inclusive os projetos político-pedagógicos das escolas", ressalta a coordenadora estadual do programa, Ana Luiza Lovato.

A adesão para o ciclo 2023/2024 está aberta até 28 de fevereiro, pelo e-Gestor.

Geoportal

O painel de monitoramento das adesões ao PSE faz parte do Geoportal, interface pública da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (IEDE), e projeto estratégico da SPGG. O portal é a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Rio Grande do Sul.

"O prazo para o cadastro das prefeituras no programa se encerra no final de fevereiro, então o painel vai ajudar muito no monitoramento feito pela Coordenação do Programa, possibilitando a visualização dos municípios e regiões que ainda não efetivaram a adesão", explica a gerente da IEDE, Maria do Socorro Barbosa.

Por Texto: Ascom SPGG Edição: Secom

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0