Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Guia do Pré-natal e Puerpério na Atenção Primária à Saúde (APS) 2024

Publicação:

formato vertical site
formato vertical site
O Guia do Pré-natal e Puerpério na Atenção Primária à Saúde (APS) é um documento de referência para os profissionais de saúde que resume as recomendações essenciais do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES/RS. Tem como principal função, contribuir com a tomada de decisão das equipes da APS e subsidiar as práticas do cotidiano, orientando a assistência clínica ao pré-natal e ao puerpério, por meio de critérios para a estratificação de risco e suporte para a atuação, em se tratando de gestações de risco habitual.

Nesta segunda edição, revisada e ampliada, foram considerados a literatura científica, os documentos de órgãos nacionais e internacionais da saúde e o envolvimento de diversas áreas da SES, bem como a colaboração externa através da submissão à consulta pública da sociedade em geral, do Controle Social, de profissionais de saúde e gestores(as), de representantes de movimentos sociais, pesquisadores(as), sociedades científicas e de entidades de classe, realizada no mês de dezembro de 2023. O Guia do Pré-natal e Puerpério na APS insere-se na lógica de qualificação das Redes de Atenção à Saúde, e a contribuição se dá na esfera da integralidade do sistema de saúde, no qual as equipes das unidades de saúde possuem papel fundamental para um acesso avançado, qualificado, resolutivo, considerando a garantia de direitos, a humanização do cuidado, as questões de gênero e étnico/raciais, as singularidades das pessoas e dos territórios, as vulnerabilidades sociais, assim como a participação dos(as) parceiros(as) no pré-natal e no puerpério, a fim de propiciar a vivência de práticas de cuidado de qualidade e que promovam a saúde e a vida das pessoas.

No período de 2024 a 2027, o ciclo da Rede Bem Cuidar (RBC) será do cuidado materno-paterno-infantil e, no ano de 2024, o foco será no pré-natal. Sendo assim, a atualização do Guia é uma estratégia essencial para promover a qualificação assistencial. A RBC integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da APS. Na proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população, com o objetivo de incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha, o Guia vem como norteador de práticas assistenciais qualificadas, baseadas em evidências e na humanização da atenção materno-paterno-infantil.

O documento está dividido nas seguintes seções: Planejamento sexual e reprodutivo; Abordagem pré-concepcional;  Acompanhamento da gestação na Atenção Primária à Saúde; Estratificação de risco gestacional e Consulta puerperal.
O material está disponível na versão digital no link.

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0