I Fórum Regional de Saúde Mental da 9ª CRS chega à terceira etapa

Publico

Com o objetivo de proporcionar um encontro entre profissionais de saúde, usuários e familiares, fortalecendo a integração da Saúde Mental com a Atenção Básica, foi realizado no dia 10 de julho, quarta-feira, a terceira etapa do I Fórum Regional de Saúde Mental da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Mais de 400 pessoas participaram do evento, sediado na Casa de Cultura Justino Martins, em Cruz Alta. A organização foi da Secretaria Municipal de Saúde e RAPS (CAPSI "Saber Viver", CAPSi "Bem Me Quer" e CAPS AD "Depende de Nós"), com parceria da 9ª CRS.

O primeiro painel de debate proposto teve como tema: "Saúde Mental e suas Interfaces com a Atenção Primária na Construção da Saúde Coletiva". Participaram o médico clínico geral Marcos Breunig, do CAPS I Saber Viver /Cruz Alta; a enfermeira apoiadora do COSEMS, Michele Eichelberger; e a psicóloga Loureliz Scherer, Coordenadora Regional de Saúde Mental da 17ªCRS/Ijuí; com mediação da enfermeira Patricia Murussi Dorneles, Coordenadora Regional de Saúde Mental da 9ª CRS. À tarde, o painel proposto abordou o tema "Projeto Terapêutico Singular na Saúde Mental", precedido pela equipe multidisciplinar do CAPSi - Assistente Social e Coordenadora do CAPSi, Carine Raquel Medeiros da Costa, médica psiquiatra Aline Machado de Abreu e psicóloga Pamela Cador Fortes.

Durante o evento foi criado o Cantinho da Arte, um espaço que foi montado pelas equipes dos CAPS, contando com artes exclusivas desenvolvidas nas Oficinas Terapêuticas. A Oficina de Sensibilização de Sentidos, com os usuários do CAPSI coordenados pela psicóloga Rochele Hartmann e pela arte-terapeuta Maristela Macagnam, momento de sensibilização dos profissionais que atuaram junto à temática. Outro ponto lúdico do evento foram as apresentações culturais pelos usuários do CAPS AD e CAPSi, sob orientação do musico Romeu Franco; e CAPS I com apresentação do Grupo de Canto "De toda Cor"; e CAPSi, com exibição da oficina de arte e dança.

Em sua terceira etapa, o fórum é proposto aos municípios através do Grupo Condutor da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Os primeiros encontros ocorreram em Tupanciretã, dia 11 de abril, e Selbach, em 08 de maio. O próximo está agendado para dia 20 de agosto, em Santa Bárbara do Sul.

Por Rúbia Ester Kercher - 9ª CRS