Protocolo enfermagem Caxias do Sul

No dia 10 de setembro ocorreu a Solenidade de Implantação do Protocolo de Enfermagem de Saúde da Criança na Atenção Básica do município de Caxias do Sul, o evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Estavam presentes o prefeito Daniel Guerra, o titular da pasta, Júlio Freitas, profissionais da área e representantes da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
A programação iniciou com as palestras das enfermeiras: Paula Martina, da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde e Janilce de Quadros, da Coordenação Estadual da Atenção Básica. Após ocorreu a manifestação das autoridades Municipais, ressaltando a importância do momento para a qualificação dos serviços de saúde prestado à população.
Os protocolos de enfermagem na Atenção Básica têm como objetivo principal prover ao profissional de enfermagem a segurança e o compromisso ético necessários para que atuem com autonomia e proporcionem ao usuário uma atenção à saúde de qualidade. Além disso, trata-se de um instrumento potente subsidiar tomadas de decisões clinicas e prover segurança na assistência prestada.
Léia Muniz, diretora de Políticas e Programas de Saúde da SMS, explica que o Protocolo de Enfermagem permite que os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) resolvam queixas simples dos usuários, sem a necessidade de encaminhamento ao médico. Ela esclarece que, atualmente, já ocorrem as consultas de enfermagem. Porém, até então, esses profissionais não tinham autonomia para solicitar exames complementares e prescrever remédios. A partir de agora, eles estão autorizados a requerer determinados exames e a indicar o uso de medicações específicas.

Por Janilce Quadros