8ª CRS promove IV Ciclo de Palestras sobre Uso Racional de Medicamentos e I Encontro Regional de Saúde Mental

evento 8ª CRS
Evento 8ª CRS

A 8ª Coordenadoria Regional de Saúde promoveu no dia 29 de maio o IV Ciclo de Palestras sobre Uso Racional de Medicamentos e o I Encontro Regional de Saúde Mental: Medicamento não é Brinquedo! trazendo o tema “Impacto da medicalização da infância na saúde e na escola”.

O evento reuniu mais de 150 profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social de vários locais do estado. O objetivo foi discutir a medicalização das crianças em faixa escolar, trazendo relatos e opiniões de profissionais da saúde, educação e assistência social além de promover um momento de reflexão a cerca de estratégias na rede para potencializar o desenvolvimento da criança.

O fenômeno da medicalização pode ser entendido como o processo que transforma questões coletivas em individuais; questões não médicas em problemas médicos; problemas sociais e políticos em problemas biológicos.

A aprendizagem e os modos de ser e agir – campos de grande complexidade e diversidade – têm sido alvos deste fenômeno. Neste contexto, o uso irracional ou inadequado de medicamentos pode ser considerado uma forma de medicalização, banalizando o uso de uma importante tecnologia no processo terapêutico.

Paralelo a este evento, o Grupo Condutor da Assistência Farmacêutica dos Municípios da 27ª Região de Saúde está desenvolvendo ações municipais alertando sobre os riscos relacionados ao uso irracional de medicamentos e abordando o uso correto nas residências e atividades em sala de espera e grupos temáticos.

Por Divisão de Assistência Farmacêutica - 8ª CRS