Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançada a Nota Técnica de Saúde da Criança na Atenção Básica

Publicação:

Saude da Crianca na AB
Saude da Crianca na AB

A Seção de Saúde da Criança e Adolescente e a Coordenação Estadual da Atenção Básica do Departamento de Ações em Saúde/ SES, lançam a Nota Técnica 01/2019, que aborda a ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS NA ATENÇÃO BÁSICA.

A Nota Técnica visa subsidiar as equipes de Atenção Básica (AB) do estado do Rio Grande do Sul, na perspectiva de qualificar a assistência à criança, a partir das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.

Cabe às equipes de saúde organizar seu processo de trabalho objetivando o monitoramento das crianças de sua área de abrangência, garantindo a atenção integral à saúde da criança. 

A Atenção Básica deve realizar ações de promoção à saúde, de prevenção de agravos, além de estratégias para o diagnóstico precoce e a qualificação do manejo de doenças prevalentes na infância, bem como ações de prevenção de doenças crônicas e de cuidado dos casos diagnosticados, com o fomento da atenção domiciliar, sempre que possível. Além disso, deve articular os cuidados com a Atenção Especializada sempre que houver necessidade, visto que, existem benefícios de um seguimento compartilhado entre a AB e os serviços especializados

Acesse abaixo a Nota na íntegra:

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0