Lançamento Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa (PESPI)

lançamento da PESPI

Em 10 de junho de 2021 foi publicada a PORTARIA SES N° 444/2021, que aprova a Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa (PESPI). Com a acelerada transição demográfica em curso no Estado do Rio Grande do Sul e o aumento gradativo da proporção de pessoas idosas na população gaúcha, se fez necessária a atualização da política destinada à saúde deste grupo etário, já que a sua primeira versão datava do ano de 2005. O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com processo de envelhecimento populacional mais acelerado. Em 2020, a população de idosos residentes no estado era estimada em 2.143.707 (18,77% da população), sendo cerca de 15% desses, maiores de 80 anos (DATASUS, MS). No Brasil, as projeções demográficas do IBGE para 2030 apontam que o número de idosos terá superado o das crianças e adolescentes. Dessa forma, a demanda por assistência à saúde para idosos deve aumentar.

A PESPI foi elaborada pela equipe técnica da Política da Pessoa Idosa e contou com o apoio de outros setores do DAPPS e demais departamentos da SES, como o CEVS, CPAF, ESP, RHE, DGAE, além da aprovação no Conselho Estadual de Saúde. O documento dialoga diretamente com as proposições atuais da Organização Mundial da Saúde e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, tendo como objetivo primordial o foco em ações que promovam a manutenção da capacidade funcional (autonomia e independência), na perspectiva do envelhecimento ativo e saudável, priorizando a parcela dos idosos frágeis. Tal paradigma ultrapassa a perspectiva baseada fortemente em indicadores de morbidade, como por exemplo, foco no acúmulo de doenças crônicas.

A partir da publicação da Portaria foi elaborado o planejamento do evento de lançamento da PESPI, dia 21/09/21, em modalidade online e contará com palestra magna do Professor Dr. Edgar Nunes de Moares e apresentação da Política por técnica da seção da Saúde da Pessoa Idosa. Este evento será transmitido via streaming e disponibilizado no canal YouTube da SES-RS.

Este evento servirá de apoio técnico para as 7 Oficinas Macrorregiões de implementação da Política e para  capacitações regionais junto aos municípios. A primeira oficina macrorregional está agendada para 26/10/2021 e contemplará a Macro Serra. A mesma contará com o compartilhamento da experiência de sucesso de Veranópolis na atenção à saúde da população idosa. A segunda oficina macrorregional acontecerá no mês de novembro para a Macro Centro-Oeste.

Nas Oficinas serão apresentadas a Matriz Avaliativa de Implantação da Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa e o projeto da Certificação UBS Amiga do Idoso.

Confira a programação do evento de lançamento da PESPI

Por Política de Saúde da Pessoa Idosa