Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

NASF de Horizontina oferece grupo de atendimento coletivo para casos crônicos, como Fibromialgia

Grupo de Fibromialgia, educação continuada e tratamento com a Prática Integrativa Auriculoterapia

Publicação:

Grupo NASF
Grupo NASF

O serviço de reabilitação do NASF do município de Horizontina oferece grupos de atendimentos coletivos para os casos crônicos, como é o caso da Síndrome Fibromiálgica. Esses encontros são mensais e em cada um é abordado um tema referente a patologia, com explicações sobre a doença, orientações quanto ao tratamento e auxilio das Práticas Integrativas Complementares (PICs), neste caso, a Auriculoterapia.

O grupo de pacientes fibromiálgicos iniciou os encontros em dezembro de 2018, com a orientação das fisioterapeutas do NASF Cristine Franzen e Joice Dornelles, além de convidados de outras áreas com palestras que contribuem para o entendimento e tratamento da doença. Após as palestras é realizado a prática de Auriculoterapia em todos os participantes.

A Auriculoterapia constitui uma prática importante da Medicina Tradicional Chinesa e foi oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistemas. A prática consiste na estimulação mecânica de pontos especícificos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

Mesmo com o grupo ainda em andamento, os participantes já relatam alívio das dores, melhora do sono, da ansiedade e bem estar geral.

Por 14ª CRS - Santa Rosa/RS

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0