Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nota Informativa conjunta aos municípios sobre a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019

Publicação:

Vacinação 2019
Vacinação 2019

A Coordenação Estadual de Atenção Básica, do Departamento de Ações em Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, publicaram Nota Informativa conjunta com recomendações aos municípios sobre a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – 2019.

A Campanha ocorrerá no sul do país de 10 de abril a 31 de maio e priorizará, nos seus primeiros dias, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes, sendo estendida a todo o grupo prioritário a partir do dia 22 de abril. A vacina será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante este período, além do Dia D de Mobilização Nacional, que ocorrerá em 04 de maio (sábado), facilitando o acesso da população.

A gripe é causada pelo vírus Influenza, que pode ser transmitido facilmente entre pessoas por meio de gotículas do indivíduo contaminado ao falar, espirrar ou tossir. Em ambientes onde o contato entre as pessoas é muito próximo, como escolas, a transmissão é ainda mais facilitada. O vírus pode causar a Síndrome Gripal, que deve ser tratada ambulatorialmente, ou agravar para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que tem indicação de internação hospitalar, podendo ser recomendada a internação em UTI. Crianças menores de 5 anos têm mais fatores de risco para complicações, sendo o maior risco de hospitalização em menores de 2 anos, cuja faixa etária também possui maior taxa de mortalidade por Influenza.

Acesse a Nota Informativa Conjunta Atenção Básica e Vigilância 01/2019 recomendações aos municípios sobre a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – 2019 na íntegra no link: Nota Informativa conjunta

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0