Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Notas Técnicas Assistenciais

Materiais para subsidiar o cuidado na Atenção Básica

A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial dos usuários no Sistema Único de Saúde. O acompanhamento da população ao longo do tempo nesse nível de atenção, no que se refere às múltiplas situações e necessidades de cuidados, permite a longitudinalidade do cuidado.

As Notas Técnicas assistenciais para a Atenção Básica tem como objetivo subsidiar as equipes de Atenção Básica na perspectiva da qualificação da assistência ao usuário, através definição de critérios para a estratificação de risco e suporte para tomada de decisão clínica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Também auxiliam o gestor municipal no planejamento das demandas de exames diagnósticos e encaminhamentos para serviços especializados, uma vez que trazem parâmetros de população acometida pela condição, parâmetro de estratificação do risco e necessidade de exames e cuidado compartilhado a partir desses critérios.

O TelessaúdeRS produziu vídeos para as notas de HAS e DM, objetivando ampliar a divulgação e fomentar sua utilização pelos profissionais da AB. Seguem os links para acesso:

DM: https://www.youtube.com/watch?v=cezJbsOAAY4&feature=youtu.be

HAS: https://www.youtube.com/watch?v=wgnMF0fLYyo&feature=youtu.be

Com relação a Nota Técnica de fluxo com orientações por níveis de atenção sobre a coleta de citopatológico, o TelessaúdeRS/UFRGS produziu dois vídeos, disponíveis nos links:
Parte 1 - Orientações para Coleta de citopatológico na APS: https://www.youtube.com/watch?v=HUnVLMTCgDc&feature=youtu.be
Parte 2 - A coleta do exame citopatológico do colo do útero: https://www.youtube.com/watch?v=cJYtAZrxNIA&feature=youtu.be

Abaixo estão elencadas as Notas Técnicas assistenciais:

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0