Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova Petrópolis sedia V Mostra de Saúde Região Caxias e Hortênsias

Publicação:

mostra
mostra de saúde

No dia 26 de novembro de 2019, o município de Nova Petrópolis sediou a  ‘V Mostra de Saúde Região Caxias e Hortênsias’. A realização do evento teve por objetivo incentivar os municípios a apresentarem o que vem realizando, em seus territórios, em termos de desenvolvimento de programas e projetos em saúde pública. 

As experiências bem-sucedidas foram compartilhadas e apresentadas para  um público de aproximadamente 150 pessoas dentre profissionais de saúde, gestores e autoridades locais. Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café, exibiram diferentes trabalhos cuja diversidade de temas, tais como: saúde mental, prevenção ao câncer de mama, aleitamento materno, saúde bucal, vigilânciasanitária e ambiental, práticas integrativas e complementares, humanização ao paciente estomizado e saúde respiratória, contribuíram para enriquecer o conhecimento, e propagar as novas ideias que vêm apresentando  resultados satisfatórios junto aos municípios. 

Nova Petrópolis, cidade que acolheu a ‘Mostra’, apresentou cinco trabalhos de ações exitosas,  dentre eles duas apresentações culturais: uma estruturada em forma de teatro de fantoches que encantou a todos; e outra, não menos encantadora, apresentou um vídeo jornalístico produzido numa das oficinas de pacientes do CAPS local. Ambas as ações integram os programas em saúde desenvolvidos no território e, o destaque em prevenção ficou com a equipe de vigilância em saúde cujo ‘Projeto Minha Casa sem Aedes’ estreou na V Mostra de Saúde, e apresentou de forma lúdica, e completa, uma nova maneira de se fazer campanha de  prevenção ao mosquito Aedes aegypti  (vetor da dengue e outras doenças)  junto à rede escolar  do município, justamente num período em que há um aumento significativo na proliferação  do inseto.

Ao final, a Secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota, em nome dos demais secretários de saúde presentes no evento, exaltou o sucesso dos trabalhos e dos resultados que vem apresentando em cada território, contribuindo com a eficácia da prestação dos serviços públicos de saúde nos municípios, garantindo qualidade de vida e a melhoria das condições sanitárias da população. “Alcançará o primordial objetivo de promover o cuidado, aquele que inovar, e inovar é experimentar, de forma absolutamente responsável, novas e diferentes maneiras de promover, proteger e recuperar a saúde da comunidade.  E concluiu dizendo: o trabalho do operador de saúde, hoje em dia, exige a construção de uma linha de cuidado focada nas necessidades do paciente de forma integral.

Por Secretária de Saúde e Assistência Social Nova Petrópolis

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0