7ª CRS promove Qualificação em Acolhimento em Saúde

Acolhimento Bage 1

O Núcleo Regional de Educação e Saúde Coletiva (NURESC ) e a Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES Pampa) da 7ª CRS promoveram a Qualificação em Acolhimento em Saúde, para as Secretarias Municipais de Saúde pertencentes à 7ª CRS. Os encontros presenciais ocorreram em Bagé, na URCAMP (Universidade da Região da Campanha), em cinco oportunidades, nos dias 15, 22 e 29 de agosto e 05 e 12 de setembro de 2019, nas quais foram abordados os diversos temas, de acordo com os objetivos propostos.

Os encontros tiveram como objetivos:

• Promover o desenvolvimento de estratégias para a qualificação dos profissionais de saúde de nível médio/técnico, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Refletir sobre o Acolhimento em Saúde;
  • Desenvolver a capacidade de refletir sobre os processos de trabalho e aprendizagem cotidiana, a fim de qualificar as práticas em saúde;
  • Refletir sobre os processos de comunicação entre a Equipe e entre Equipe e Usuário;
  • Propor uma intervenção no seu espaço de trabalho, a partir do desenvolvimento das habilidades e competências propostas pelo Curso.

Os tutores da Qualificação foram os profissionais dos municípios da 7ª CRS que realizaram o referido Curso na turma ofertada pela Escola de Saúde Pública (ESP/ RS), em 2018, na Macro Regional Sul, em Pelotas. Participaram da atividade 36 trabalhadores da saúde de nível médio ou técnico dos municípios componentes da 7ª CRS.

A Qualificação em Acolhimento em Saúde é um dos eixos temáticos do Projeto Itinerários do Saber, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde(SGTES), que atua em conjunto com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ) e com a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS)

Esta foi a primeira turma desenvolvida na Regional (7ª CRS). Ao final do Curso foi distribuído um breve questionário para avaliação de satisfação dos participantes, onde ficou evidenciado o feedback positivo, com destaque para a troca de saberes e o desejo dos participantes em compartilhar essas experiências nas suas equipes, nos seus locais de trabalho. A maioria das avaliações elogiou a iniciativa de realização da Qualificação, enfatizando o desempenho dos tutores e as abordagens que estimularam a reflexão e troca de experiências.

O NURESC da 7ª CRS e CIES Pampa pretendem desenvolver mais turmas, utilizando o formato de “multiplicadores” a fim de contemplar um número maior de trabalhadores da saúde dos municípios da Regional.

Por Eloisa Azambuja Simao 7ª CRS