PIM e DAPS lançam caderno sobre a atuação do programa como estratégia da APS

PIM e APS

Foi lançado ontem (7/11) o Caderno nº 02 do Primeira Infância Melhor (PIM), construído conjuntamente entre as equipes da coordenação estadual do Primeira Infância Melhor e da Divisão da Atenção Primária à Saúde (DAPS). Buscando garantir que a produção acontecesse de forma ascendente, foi realizada consulta pública aos municípios no ano de 2022.

O caderno, que tem como título “O PIM como estratégia intersetorial da Atenção Primária à Saúde: integrando práticas para o fortalecimento do cuidado à primeira infância nos territórios”, tem o objetivo de subsidiar gestores e equipes municipais da APS e do PIM para realizar atuação integrada, qualificada e humanizada no cuidado às famílias com gestantes e crianças menores de seis anos de idade. Com essa publicação, busca-se qualificar as estratégias conjuntas de atuação das equipes nos seus respectivos territórios.

Somada à educação permanente e ao compromisso dos(as) gestores(as) e equipes técnicas em organizar seus processos de trabalho de forma articulada, pretende contribuir para respostas mais resolutivas no âmbito da saúde materno infantil; o diálogo e a construção conjunta de planos de cuidado; a qualificação do acesso das famílias à rede de serviços e a continuidade e integralidade da atenção às famílias. Além disso, busca fortalecer as ações de promoção e prevenção de saúde no âmbito da APS.

Para tanto, está estruturado em três partes. Na primeira, aborda a importância do olhar para a primeira infância e de como este deve ser desenvolvido e fortalecido no âmbito da APS. Na segunda, descreve aspectos relevantes a serem considerados no âmbito da gestão, do trabalho cotidiano das equipes nos territórios, bem como no desenvolvimento de processos conjuntos entre o PIM e a APS. Por fim, é apresentado um quadro síntese com as temáticas importantes a serem trabalhadas pelas equipes.

O material está disponível em versão digital e pode ser encontrado no site do PIM (clique aqui).

Live de lançamento do Caderno nº 02

No dia 01/12, quinta-feira, a partir das 10h da manhã, ocorrerá evento de lançamento do Caderno nº 02 em formato de live. A transmissão ao vivo estará disponível no canal do YouTube da Secretaria Estadual da Saúde que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3TYAjja

Acesse abaixo a versão em PDF.

Arquivos anexos