Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto da UFRGS cria pranchas de comunicação alternativa para pacientes internados

Publicação:

prancha de comunicação
prancha de comunicação

Durante uma internação hospitalar, alguns pacientes podem fazer uso de ventiladores mecânicos ou passar por outros procedimentos que limitam ou impedem a comunicação oral. Pensando nisso, um grupo multidisciplinar da UFRGS desenvolveu pranchas de comunicação alternativa com o objetivo de auxiliar essas pessoas a expressarem suas necessidades.

Os cartões utilizam símbolos gráficos para permitir que o paciente comunique sentimentos, elabore perguntas simples, responda questionamentos feitos por familiares ou pela equipe de saúde e faça solicitações – de água ou um cobertor, por exemplo. Assim, apontando para símbolos ou para letras nos cartões, ele pode construir pequenas frases ou indicar necessidades à equipe hospitalar ou aos acompanhantes. “Chamamos de pranchas temáticas essas feitas para um determinado contexto, como o hospitalar, assim reúnem os símbolos mais específicos para esse uso”, esclarece o professor do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS e um dos coordenadores do projeto, Eduardo Cardoso.

Primeiras pranchas devem ser distribuídas aos hospitais já nesta semana

A ideia é imprimir as pranchas hospitalares e começar a distribuir a hospitais até o final desta semana. A primeira instituição a receber os cartões será o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em uma etapa de testes. “Por ser um projeto colaborativo, estamos abertos a sugestões de melhorias dos profissionais e dos usuários, a partir da aplicação das pranchas no contexto hospitalar”, acrescenta o professor. Profissionais que queiram contribuir com o projeto ou sugerir melhorias podem fazer contato pelo e-mail comacesso.ufrgs@gmail.com.

A impressão será feita pela Gráfica da UFRGS, com o fomento da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, e a distribuição dos cartões será feita com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre. Os cartões também estarão disponíveis online, para download gratuito e impressão, no site https://www.ufrgs.br/comacesso/ e na página da International Society of Alternative and Augmentative Communication Brazil (ISAAC Brasil).

Equipe multidisciplinar

O projeto vem sendo construído de forma multidisciplinar. Eduardo e a aluna do Programa de Pós-Graduação em Design e terapeuta ocupacional Daianne Serafim Martins coordenam a equipe, que também conta com a fisioterapeuta Rita Bersch, a fonoaudióloga Michelle Borges e a enfermeira Ana Beust da Silva.

Mais informações: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/projeto-da-ufrgs-cria-pranchas-de-comunicacao-alternativa-para-pacientes-internados/

Por UFRGS

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0