Publicado o Guia de Atendimento em Saúde às Pessoas em Situação de Violência Sexual por Grupo de Trabalho da SES/RS

Guia violência sexual

O Grupo de Trabalho (GT) Atenção às Pessoas em Situação de Violências da Secretaria Estadual de Saúde - SES foi criado em julho de 2014, ele é composto por várias políticas do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Saúde da Mulher, Criança, Adolescente, Homem, Pessoa Idosa, Atenção Básica, Primeira Infância Melhor (PIM), Políticas de Equidade, IST/ AIDS, Saúde Mental e pelo Núcleo de Vigilância das Violências do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). O GT tem caráter intra e intersetorial, contemplando também a participação de estudantes de graduação e residentes.

Em 2016 foi campo de formação da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública (ESP), com a ênfase Gestão em Saúde Pública - Projeto Violência, residência do 3º ano. O grupo de trabalho apoia tecnicamente as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), os serviços de saúde e a implementação da linha de cuidado para pessoas em situação de violência nos municípios gaúchos.

Dentre os objetivos do GT estão a ampliação e descentralização de serviços especializados para atenção integral às pessoas em situação de violência sexual; ampliação e descentralização de serviços especializados para interrupção de gravidez nos casos previstos em lei, considerando a regionalização da assistência e o cuidado humanizado. Ambos objetivos constam como metas no Plano Estadual de Saúde (PES) 2016 - 2019 com a finalidade de implementar e consolidar as Redes de Atenção à Saúde no Estado do Rio Grande do Sul.

A violência sexual pode afetar crianças, adolescentes, mulheres, homens e pessoas idosas, independente de classe social ou orientação sexual e identidade de gênero, em espaços privados e públicos, causando trauma s físicos e psíquicos, visíveis e invisíveis, que em algumas situações podem levar à morte.

É uma questão de saúde pública, segurança, acesso à justiça e outras políticas. Pela sua magnitude, depende de iniciativas intersetoriais que abarquem atendimento, cuidado, proteção, prevenção e medidas que possibilitem a responsabilização de agressores(as). Nessa direção, o Guia disponibiliza orientações básicas aos profissionais e gestores da saúde, bem como à Rede de Enfrentamento à Violência Sexual, a fim de qualificar a atenção integral ás pessoas em situação de violência sexual.

Acesse aqui o Guia na íntegra.

Arquivos anexos