Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Recursos TelessaúdeRS

TelessaúdeRS-UFRGS é um núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, possui o intuito de possibilitar às pessoas um atendimento mais ágil e qualificado no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da telemedicina/telessaúde.

Além disso, busca qualificar o trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), ajudar na tomada de decisão clínica e gerencial e aumentar a resolutividade, fortalecendo os atributos da APS, orientados pelos princípios do SUS e pela melhor e mais atual evidência científica.

Dentre as ações estão a teleducação, telediagnóstico e teleconsultoria, voltadas para todos os profissionais que trabalham na APS e profissionais dos Núcleos de Apoio à APS, acesse cada um deles abaixo:

A Teleducação oferece ações de educação a distância para profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) e estudantes de graduação das áreas da saúde, a partir de cursos, aplicativos, webpalestras e materiais educativos. As ações de educação permanente e continuada têm como objetivo atualizar os profissionais de saúde para qualificar o serviço prestado aos usuários da APS/AB.

Acesse as ações abaixo:

Cursos EAD

Os cursos EAD são oferecidos pela Plataforma Moodle TelessaúdeRS–UFRGS, de forma gratuita e auto instrucional. Possuem carga horária mínima entre 15 e 75 horas, disponíveis para diversos públicos-alvo e certificado autenticado, totalmente gratuito, disponível na própria plataforma de ensino. O objetivo é atualizar os profissionais de saúde da APS/AB com base nas suas principais demandas.

Revista Fonte

A revista Fonte é uma publicação jornalística direcionada aos profissionais de saúde, especialmente da Atenção Primária à Saúde. O objetivo da publicação é divulgar informações atualizadas, acessíveis e descomplicadas sobre saúde para assim melhorar a saúde das pessoas.

Webpalestras

As Webpalestras ou Lives são realizadas online e transmitidas ao vivo, através do nosso Instagram e/ou canal do YouTube. Embora sejam dirigidas aos profissionais e estudantes da área da saúde, seu conteúdo é de livre acesso. O objetivo é discutir temas atuais pertinentes à ASP/AB.

Drop News

Os Drop News são vídeos de curta duração realizados online e transmitidos ao vivo, através do nosso Instagram e/ou canal do YouTube. O objetivo é discutir temas que estão na mídia e que são relacionados à ASP/AB, além de divulgar nossas novas ofertas de serviço.

Perguntas da Semana

As Perguntas da Semana são respostas das dúvidas mais frequentes dos profissionais de saúde da APS/AB que acessam o nosso serviço de 0800. O objetivo é atualizar, informar e esclarecer direta e com base nas melhores evidências científicas, as principais questões clínicas e de processo de trabalho dos profissionais da saúde.

Produção Científica

As produções científicas contam com artigos científicos, e-books, livros, capítulos publicados em exemplares, revistas, trabalhos apresentados em eventos, teses e dissertações com dados dos nossos serviços. Estão disponíveis de forma gratuita e online. O objetivo é informar os profissionais de saúde e estudantes da área com referências atualizadas.

Plataforma de Ensino Moodle

A Plataforma de Ensino - Moodle é um software livre realizado em um ambiente virtual acessado via internet. Ela é utilizada para desenvolver e disponibilizar os nossos cursos de educação a distância. Para ter acesso aos conteúdos, os interessados devem estar devidamente cadastrados no Moodle TelessaúdeRS - UFRGS.

Acesse mais informações em: https://www.ufrgs.br/telessauders/teleducacao/

Esse projeto de Teleconsultoria e Regulação, desenvolvido em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, objetiva diminuir o tempo de espera para consulta com especialista, priorizar o atendimento para os casos mais graves e resolver boa parte dos problemas de saúde das pessoas em seu próprio município de residência.

Os protocolos de encaminhamento são desenvolvidos para identificar na lista de espera os usuários que com certeza precisam da consulta especializada, e agilizar a marcação dos casos mais graves. Além disso, para boa parte dos encaminhamentos há discussão entre o médico assistente (responsável pelo usuário) e um dos médicos da equipe do TelessaúdeRS, por meio da teleconsultoria.

Com esse trabalho em conjunto com os médicos da Atenção Primária à Saúde é possível evitar deslocamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera dos usuários para um melhor manejo de seus problemas de saúde.

Acesse Protocolos e Telecondutas ou converse diretamente com profissionais qualificados do Canal 0800: 0800-644-6543.

Para realizar o download dos Protocolos, em conjunto com a SES/RS, acesse os links abaixo:

Protocolos ses psiquiatria pediátrica 

Protocolos ses neuropediatria

Protocolo ses andrologia

Protocolo ses cardiologia

Protocolo ses cirurgia toracica

Protocolo ses cirurgia vascular

Protocolo ses dermatologia

Protocolos ses endocrinologia adulto

Protocolos ses endocrinologia pediátrico

Protocolo ses estomatologia 

Protocolo ses gastroenterologia 

Protocolo ses genética

Protocolo ses ginecologia

Protocolo ses infertilidade

Protocolo ses planejamento familiar

Protocolo ses hematologia

Protocolo ses hematologia pediátrica

Protocolo ses infectologia

Protocolo ses mastologia

Protocolo ses nefrologia

Protocolo ses neurocirurgia

Protocolo ses neurologia 

Protocolo ses obstetricia

Protocolo ses cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial

Protocolo de oftalmologia adulto 

Protocolo de oftalmologia pediátrico 

Protocolo ses ortopedia

Protocolo ses otorrinolaringologia

Protocolo ses pneumologia

Protocolos ses proctologia

Protocolo ses psiquiatria

Protocolo ses reabilitação auditiva adulto

Protocolo ses reabilitação auditiva pediátrico

Protocolo ses reumatologia

Protocolos ses urologia 

Acesse mais protocolos e materiais RegulaSUS em: https://www.ufrgs.br/telessauders/regulasus/#regulasus-protocolos

O Telediagnóstico é um serviço que utiliza tecnologia da informação e da comunicação para apoio a diagnósticos a distância, que auxilia a eliminar distâncias geográficas e temporais, além de diminuir custos para o sistema de saúde.

Os profissionais de saúde podem solicitar os telediagnósticos através de uma plataforma online, na qual os exames são avaliados por uma equipe especializada. As avaliações do telediagnóstico são realizadas por meio de laudos baseados em evidências científicas e são disponibilizadas de forma gratuita aos profissionais de saúde e à população.

Acesse as ferramentas abaixo:

RespiraNet

O RespiraNet, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), é um serviço de telediagnóstico que oferece o exame de espirometria para a população do RS. O objetivo é facilitar o acesso ao exame de espirometria e melhorar o manejo de Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) como Asma, Bronquite, Enfisema, Fibrose e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

DermatoNet

O DermatoNet, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), é um serviço de telediagnóstico para lesões de pele criado em fevereiro de 2017. O objetivo é dar suporte aos profissionais de saúde no diagnóstico e manejo de lesões de pele, evitar encaminhamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera para consulta com especialistas de forma a melhorar os indicadores de saúde com tecnologia e inovação.

EstomatoNet

O EstomatoNet, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e com o Ministério da Saúde (MS), é um serviço de telediagnóstico para lesões bucais criado em junho de 2015. O objetivo é dar suporte aos profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de lesões bucais, evitar encaminhamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera para consulta com especialistas em casos de alto risco para câncer.

TeleOftalmo

O TeleOftalmo – Olhar Gaúcho, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e Hospital Moinhos de Vento (HMV), através do PROADI-SUS do Ministério da Saúde (MS), é um serviço que oferece exames para problemas oftalmológicos. O objetivo é qualificar a lista de espera para consulta com especialista, além de melhorar o acesso da população do RS ao diagnóstico e manejo de problemas oftalmológicos. Os mais comuns são erros de refração como: hipermetropia, miopia e astigmatismo.

Maiores informações sobre o projeto e materiais de apoio no site do TelessaúdeRS.

Por TelessaúdeRS-UFRGS

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0