Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde Bucal

A Coordenação Estadual de Saúde Bucal atua de forma integrada às demais políticas da saúde, consolidando-se através da interface com ações e programas intra e intersetoriais.

A principal competência da Coordenação Estadual de Saúde Bucal é assessorar gestores e técnicos, estimular a implantação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) e monitorar os municípios do RS na organização da gestão em saúde bucal, na vigilância das condições de saúde para a realização de ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde, visando reduzir os índices de cárie, doença periodontal, câncer bucal e fluorose em todas as faixas etárias.

As ações desenvolvidas no Estado do RS são realizadas no modelo de georreferenciamento, em parceria com o Ministério da Saúde e municípios e em consonância com as diretrizes do Programa Brasil Sorridente e Brasil sem Miséria. São elas:

  • Ampliação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família (atualmente 838) e da cobertura populacional de ESB (atualmente 23,34%);
  • Implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (contando atualmente com 33 CEOs);
  • Ampliação do número de municípios com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária;
  • Organização das Redes de Referência na Atenção Especializada em Saúde Bucal.

A Política de Saúde Bucal desenvolve ações nos demais eixos: Atenção Primária (Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família, Primeira Infância Melhor, RS na Paz e Alimentação e Nutrição), Ciclos Vitais (Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde do Idoso) e Diversidades (Saúde da População Prisional, Saúde Mental, Política Estadual de DST/AIDS, Saúde da População Indígena e Saúde da População Negra).

Links de interesse:

Caderno de Atenção Básica nº 17 - Saúde Bucal

A saúde bucal no Sistema Único de Saúde

Nota técnica 37/2020 - Orientações gerais para registro/cadastro no SCNES das equipes de Saúde Bucal que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Fone: (51) 3288-5901

E-mail: saudebucal@saude.rs.gov.br

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0