Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde do Homem

A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem (PEAISH), desenvolve ações voltadas aos homens na faixa de 20 a 59 anos. Tem um grande desafio de ofertar serviços de qualidade a partir dos municípios, de acordo com as necessidades e as demandas próprias do gênero, integradas com as especificidades do homem negro, do homem privado de liberdade, do homem indígena, do homem com deficiência, LGTB e homem do campo.

 A PEAISH tem como objetivos:

  • Facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde;
  • Organizar a rede de atenção à saúde que garanta uma linha de cuidados integrais para a redução da morbimortalidade no homem, tendo na Estratégia da Saúde da Família (ESF), a porta de entrada ao sistema;
  • Inserção do companheiro masculino no pré-natal, principalmente na questão da sífilis congênita e transmissão vertical do HIV, assim como no exercício da paternidade.

Em agosto de 2013, em comemoração à Semana Estadual da Saúde do Homem, instituída por lei, foi realizado um encontro que contou com a participação de gestores (federais, estaduais e municipais), trabalhadores, controle social, técnicos das equipes de atenção básica e saúde da família. O evento proporcionou troca de experiências, socialização de práticas já desenvolvidas nos municípios e a pactuação de compromissos para implantar e implementar ações.

 

Fone: (51) 3288-5902

E-mail: saude-homem@saude.rs.gov.br

 

Saiba Mais

Saúde do Homem - Ministério da Saúde

Arquivos anexos

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0