Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde Prisional realiza Mostra de Experiências na Atenção Básica

Publicação:

Francisco Paz participa de Mostra sobre Saúde Prisional
Francisco Paz participa de Mostra sobre Saúde Prisional

O secretário estadual da Saúde em exercício, Francisco Paz, destacou o pioneirismo do Rio Grande do Sul, que, desde 2006, foi o primeiro Estado do país a seguir o modelo de municipalização das equipes de Atenção Básica no Sistema Prisional. Foi durante a abertura da Mostra de Experiências sobre Saúde Prisional na Atenção Básica, realizada nesta quinta-feira (14) no Hotel Coral Tower, em Porto Alegre. 

A área de saúde prisional recebe, desde 2006, incentivos estaduais, complementares aos recursos federais. O aumento desses incentivos, em 2011, foi um dos principais fatores para o incremento no número de equipes, que passou de oito, em 2010, para 36, em 2017, atingindo a cobertura de aproximadamente 63,3% da população prisional do RS. As equipes são formadas por psicólogos e assistentes sociais do quadro da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), além de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e auxiliares de consultório dentário, geralmente dos quadros de servidores municipais de saúde. 

A mostra trouxe temas como Cuidado e Equidade, Experiências selecionadas e Desafios para o enfrentamento da tuberculose. Participaram do evento a promotora de direitos humanos do Ministério Público Estadual, Liliane Dreyer da Silva Pastoriz; o diretor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Henrique Caetano Nardi; a representante da Susepe, Mara Minotto; o diretor do Departamento de Ações de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Elson Farias; e da coordenadora da política de Atenção Básica à Saúde Prisional da SES, Renata Dotta.

Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.

Carregando
Matriz PROCERGS versão 2.0